Mesmo com a reabertura de vários setores econômicos, alunos da maior parte dos estados continuam sem aulas presenciais. De acordo com o levantamento do Jornal da Globo, apenas dez estados reabriram as escolas da rede pública estadual e autorizaram as prefeituras a fazer o mesmo.
Estados que já retomaram as aulas presenciais:
– Amazonas
– Espírito Santo
– Paraná
– Rio Grande do Sul
– Rio de Janeiro
– Minas Gerais
– Pernambuco
– Santa Catarina
– São Paulo
– Tocantins
Em outros dez estados e no Distrito Federal, o retorno dos alunos está marcado para ocorrer até o dia 17 agosto. Há ainda seis estados que sequer definiram uma data para a reabertura das escolas.
Em pronunciamento feito nesta terça-feira, 20, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez um apelo para que estados e municípios retomem as aulas presenciais imediatamente.
“Não podemos mais adiar este momento. O retorno as aulas presenciais é uma necessidade urgente (…). A vacinação de toda a comunidade escolar não pode ser condição para a reabertura das escolas”, disse.
Segundo o ministro, “é preciso enfrentar juntos os desafios impostos pela pandemia e cumprir com nossa obrigação de garantir as condições necessárias para o retorno às aulas presenciais, pelo bem dos nossos filhos e pelo futuro de nosso país”.
Fonte: Jornal da Globo