Na manhã desta terça-feira, 29, a Prefeitura de Tucumã, sudeste paraense, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), realizaram na Biblioteca Municipal Ruy Barata, uma atividade denominada de “Um momento de Leitura” com a participação de alunos do 5º ano letivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Gontijo.
Ação de leitura serviu para chamar a atenção para a importância do livro e o direito à leitura, já que nesta terça-feira (29) é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data é simbólica e surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 29 de outubro de 1810.
Na Biblioteca Municipal Ruy Barata, são disponibilizados milhares de exemplares de diversos gêneros literários e autores, aos leitores tucumaenses de todas as idades. Para estudante Kawanny Soares disse que gosta muito de ler e essa iniciativa em comemorar o Dia Nacional do Livro sem dúvidas visa à formação de público leitor além do incentivo a busca pelo conhecimento, cultura e entretenimento.
Para o servidor público Júlio César que estava caracterizado de um personagem (Piramo) o conto e considerado como a influência que ShaKespeare teve para elaborar sua famosa obra “Romeu e Julieta”. “A celebração reforça o poder dos livros como bem cultural essencial para a formação cidadã e para o desenvolvimento das pessoas, além de propagar a contribuição dos autores através dos séculos”, lembra.
O secretário de Educação, professor Aguinaldo Dias, o Na, disse que a data serve para trazer reflexão sobre maneiras de propagar a importância da palavra escrita e de permitir que todas as pessoas, por meio de programas de alfabetização, tenham acesso à leitura, em publicações, livrarias, bibliotecas e escolas. “A leitura é uma prática social de fundamental importância para o desenvolvimento da visão humana. Os livros facilitam a capacidade de raciocínio, interpretação, imaginação, criatividade, os conhecimentos gerais e o senso crítico”, conclui.
O dia contou ainda com a participação de professores, alunos, equipes da Secretaria de Educação, direção de escola e da biblioteca. O momento de leitura teve como objetivo a valorização do espaço físico da Biblioteca Municipal Ruy Barata motivando a comunidade a ter uma participação ativa e de acesso. O evento foi desenvolvido com varias atividades como contação de histórias, leitura oral realizados por alunos, brincadeira de pescaria e boca do palhaço, sorteios de brindes para os alunos.
Com informações de Roney Wydiamaior
Fotos: Roney Wydiamaior