sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Diretor da OMS pede que o mundo não pare de usar a vacina Oxford-AstraZeneca

Benefícios superam riscos que ainda estão em fase de investigação não conclusiva e são casos isolados
A vacina de Oxford, desenvolvida com a AstraZeneca (Foto: Tânia Rego / Agência Brasil)

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, fez um apelo: que o mundo não pare de usar a vacina Oxford-AstraZeneca contra covid-19. Alguns governos europeus, após suspeitas de formação de coágulos em alguns casos, suspenderam o uso.

Na declaração, o representante do órgão máximo de saúde pública do mundo, ressalta que os benefícios da vacina superam os riscos. Riscos, por sinal, ainda sob investigação após casos isolados e insuficientes para provar qualquer coisa.

“Até agora, não sabemos se alguma dessas ou todas essas condições foram causadas pela vacina ou por outros fatores coincidentes (…) Neste momento, no entanto, os benefícios da vacina da AstraZeneca superam em muito seus riscos. Seu uso deve continuar para salvar vidas”, disse Hans Kluge.


No Brasil, esse é um dos imunizantes que obteve registro definitivo após a longa, lenta e rigorosa análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina está sendo produzida pela Fiocruz, em território nacional.

(Da Redação Fato Regional)