O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou nesta terça-feira, 15, pela primeira vez, que quer ser candidato a presidente da República nas eleições de 2022.
“Vamos disputar as prévias, respeitando todos os candidatos. Mas vamos trabalhar pra vencer. E somar forças com todos para fortalecer a candidatura do PSDB. E ajudar o Brasil”, informou o tucano.
O anúncio de Doria foi feito após a definição das regras para a realização de prévias na sigla, onde sua posição, por universalidade no peso do voto de todos os filiados foi derrotada.
Por 20 votos a 11, o PSDB decidiu que as prévias acontecerão por eleição indireta, com 25% de peso para filiados e 75% para mandatários. Doria defendia que esta proporção fosse de 50% para filiados e 50% para mandatários. Já seus aliados sugeriram, como forma de ter um meio termo, 35% a 65%, tendo então a proposta derrotada em votação.
As regras estavam previstas para ocorrerem na última terça, 8, mas, devido ao impasse entre as propostas apresentadas, os tucanos votaram por adiar a decisão em uma semana. Com esse período, a ideia era que Doria e seus adversários internos — Tasso Jereissati (CE), Eduardo Leite (RS) e Arthur Vírgilio (AM) — chegassem a um consenso.
REGRAS DAS PRÉVIAS APROVADAS PELO PSDB
Colégio eleitoral de quatro grupos, com 25% de peso cada
1. filiados
2. prefeitos e vice-prefeitos
3. vereadores, deputados estaduais e distritais
5. governadores, vice-governadores, deputados federais, senadores, ex-presidentes do PSDB e o atual
Datas
20.set – inscrição dos candidatos
18.out – início dos debates
21.nov – primeiro turno
28.nov – segundo turno
OS NÚMEROS DO PSDB
Prefeitos: 541 (201 em SP)
Vereadores: 4.366 (1.209 em SP)
Deputados estaduais: 72 (9 em SP)
Deputados federais: 33 (7 em SP)
Senadores: 7 (2 em SP)
Filiados: 1,36 milhão (cerca de 300 mil em SP)
Com informações do Yahoo Notícias