Dr. Celso (União Brasil), atual prefeito de Tucumã, foi, democraticamente, reeleito e seguirá administrando o município por mais 4 anos, junto com o vice Raphael da Saúde (PP). Foi uma vitória com 47,09% dos votos, algo que reflete o cenário apontado pelas pesquisas eleitorais divulgadas pelo Fato Regional durante este período eleitoral.
O resultado foi confirmado às 18h23 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando pouco mais de 90% das urnas haviam sido apuradas e já, matematicamente, apontavam Dr. Celso como o escolhido pelo povo tucumaense para seguir à frente da Prefeitura de Tucumã.
Tucumã tem pouco mais de 28,4 mil eleitores e Dr. Celso obteve mais de 9,3 mil votos válidos. Adelar Pelegrini (MDB), ficou em segundo lugar, com 36,24% dos votos. Mendonça (PL) ficou em terceiro, com 14,93% dos votos. Daniel Siade (Avante) teve 1,40% e Junior Paragados (PT) ficou com 0,34%.
Após a conclusão da apuração das urnas, cálculos de quociente partidário (QP) e média de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou os nomes dos 13 vereadores eleitos para representarem o povo Tucumaense na Câmara Municipal de Tucumã.
O novo parlamento de Tucumã estará majoritariamente alinhado com o prefeito reeleito Dr. Celso. PSDB, União Brasil e PSB — coligação que apoiou o atual prefeito — conquistaram 9 das 13 vagas. A tucana Maely foi a mais votada de Tucumã.
No quesito representatividade de ideologias e posicionamentos, a câmara será composta de parlamentares de centro, centro-esquerda, centro-direita e direta.
Confira os vereadores eleitos (ordem dos mais votados)
- Maely (PSDB)
- Juliano Camargo (MDB)
- Chicão Ciclone (PSDB)
- Hoberlindo Sá (União Brasil)
- Adriano Filho do Gordo (PSB)
- Zé dos Signos (PSB)
- Raiane Félix (PSDB)
- Laudi (União Brasil)
- Erison Cabeção (MDB)
- Bruno Costa Mil Grau (União Brasil)
- Adelar Júnior (MDB)
- Jerry Adriano (PL)
- Genivon Borges (PSB)
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Valber Milhomem, mais uma vez, é eleito prefeito de Bannach; confira os novos vereadores
- Dr. Júlio é reeleito prefeito de Ourilândia do Norte, com mais de 76% dos votos
- Urna com defeito atrasa em 3 horas início da votação na escola Madre Teresa, em Ourilândia do Norte
- Indígena Kayapó e mais dois homens são detidos por suspeita de compra de votos em Ourilândia do Norte
- Operação da PF investiga esquema de compra de votos, em Parauapebas, envolvendo candidatos a prefeito e a vereadores; agentes apreendem R$ 25 mil
- Cacau de Tucumã mantém preço estável frente à desvalorização nacional, neste começo de outubro; veja as cotações
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!