sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Dr. Júlio faz avaliação do primeiro mês à frente da Prefeitura de Ourilândia

Com o diagnóstico pronto sobre as condições da prefeitura, agora o prefeito e a equipe dele
O prefeito de Ourilândia do Norte, Dr. Júlio (Foto: Fato Regional)

Em entrevista exclusiva ao Fato Regional, o prefeito de Ourilândia do Norte, Dr. Júlio César (Avante), fez um balanço do primeiro mês de gestão, junto ao vice-prefeito, Alessandro Machado (Avante). Para o começo de um trabalho na política — é o primeiro cargo público do médico —, ele avalia ter conseguido fazer muitas coisas alinhadas às propostas dele. Sobretudo economizar recursos financeiros e melhor aproveitar recursos humanos. Entre os destaques, o controle do gasto de combustível e a manutenção da estrutura de servidores aplicados nas áreas em que são especialistas, com comprometimento máximo da arrecadação em 38% (o limite é 60%).

Ao final deste mês, Dr. Júlio passou alguns dias em Belém, onde estabeleceu vínculos com a estrutura do Governo do Estado, do Governo Federal e buscou soluções para problemas antigos, como a obra do sistema de captação, tratamento e distribuição rio Águas Claras.

Dr. Júlio, os secretários Mizael e Daniel, o superintendente da Funasa, Mauro Bastos, técnicos e o deputado federal Eduardo Costa se reuniram em Belém para tratar do projeto do rio Águas Claras. (Foto: Fato Regional)

DIAGNÓSTICO

Uma das primeiras determinações do Dr. Júlio era fazer um diagnóstico completo das condições da prefeitura. Esse levantamento foi concluído e o resultado foi um pouco desanimador, a princípio. Mas nada incapacitante. Foi suficiente para descobrir quais os primeiros passos a serem dados para melhorar o serviço público da prefeitura. E isso passava por resgatar estruturas e equipamentos.

Ele preferiu não dar detalhes para não atrapalhar processos legais, mas foram identificadas irregularidades na Secretaria da Fazenda e na Secretaria de Habitação. Dr. Júlio garantiu que todos os problemas já estão sendo corrigidos e os autores das irregularidades serão responsabilizados.

O deputado Joaquim Passarinho, o prefeito Dr. Júlio e o chefe de Gabinete Marcos Dairel, na entrega de um trator novo para a agricultura de Ourilândia. (Foto: Fato Regional)

 

OBRAS

“Nossa Secretaria de Obras estava sucateada. Tínhamos máquinas e equipamentos quase perdidos. Estamos trabalhando na recuperação de um trator, uma retroescavadeira, duas caçambas e três caminhões de lixo que estavam abandonados. Termos esses veículos vai nos dar mais economia em alguns serviços, como a coleta de lixo. Os espaços das secretarias precisam de serviços básicos também, como troca de portas e telhados”, comentou Dr. Júlio.

Recentemente, foi entregue a primeira Casa de Apoio Indígena, feita em parceria com a Vale. Mais quatro foram prometidas pelo gestor, com projetos e execução com participação direta de indígenas das etnias de Ourilândia, majoritariamente, os Kayapó.

Dr. Júlio e Alessandro tinham a preocupação de atender melhor aos indígenas Kayapó em Ourilândia e prometem mais quatro casas de apoio, após a entrega de uma primeira com apoio da Vale. (Foto: Assessoria de Comunicação)

 

EDUCAÇÃO, EMPREGO E RENDA

Dr. Júlio informou que já se reuniu com profissionais da educação do município e está elaborando um plano de valorização desses servidores, com melhor remuneração, condições de trabalho e o fim dos contratos provisórios de apenas oito meses. Os contratos serão de doze meses, para dar mais segurança aos trabalhadores. Numa parceria com a Vale, foram obtidas 50 bolsas de estudos para a escola Pitágoras.

Para o trabalho, há duas frentes: capacitação de mão de obra para atuação nas diversas indústrias e no campo. Uma parceria foi firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai), que vai abrir uma sede fixa em Ourilândia do Norte, com foco em atividades da Vale. “No campo, catalogamos 300 hectares de terra produtivas e levantamos o potencial de produção para atuar e fomentar a agricultura”

Dr. Júlio, prefeito de Ourilândia do Norte, mobilizou vereadores, ainda em recesso, para garantir a reabertura legal e emergencial do hospital municipal Jadson Pesconi, que ficou fechado por sete dias após uma questionada decisão do antigo gestor (Foto: Fato Regional)

 

SAÚDE E COVID-19


“Tivemos dados da covid-19 no município e detectamos aumento crescente dos casos. Faremos um decreto novo em relação à pandemia, principalmente por conta da notícia de nova cepa brasileira do coronavírus, identificada em Manaus (AM) e casos aumentando. Será mais voltada à atenção com o uso de máscaras, álcool gel e então ver se a vacinação já começa a dar algum efeito. Do contrário, poderemos ter medidas preventivas mais severas. Janeiro foi um mês difícil para todos e nós, aqui, estamos vivendo muitas coisas novas. Mas em um mês, chegamos em alguns dos nossos objetivos. Que venha fevereiro”, concluiu Dr. Júlio.

Prefeito de Ourilândia, Dr. Júlio César, vice-prefeito Alessandro Machado, secretária de Saúde Janaína Pereira ao lado do primeiro imunizado no município contra a covid-19, o enfermeiro Raimundo Martins (Foto: Fato Regional)

 

(Da Redação Fato Regional)