“O balanço que eu faço é de que foi uma experiência extraordinária para o nosso município, assim demostrando a grandiosidade que a gente tem. Eu participei de duas oficinas que abriram um leque de opções. Eu tenho certeza: quem participou vai trazer um grande retorno para o município na área cinematográfica”. Foi com todo esse entusiasmo que Edymundo Melo avaliou a 9ª edição do Festival de Cinema CurtaCarajás de Parauapebas.
Ele participou das duas oficinas que fizeram parte da vasta programação do evento: “Direção de Fotografia”, ministrada pela diretora de Cinema Fernanda Gaia, com 30 alunos, e “Linguagem de Cinema para Produção de Vídeos”, ministrada pelo diretor geral do festival, Ivan Oliveira, que teve 50 alunos inscritos.
As aulas ocorreram no auditório do Karajás Shopping, onde o evento foi realizado nos dias 9, 10 e 11 deste mês. A edição comemorativa também contou com a exibição de filmes para o público.
Ivan Oliveira era só alegria com a retomada do evento que teve a sua última edição em 2016 e sempre foi referência no Pará. “Hoje, saio daqui com o dever cumprido e cheio de boas expectativas para 2022. O balanço final foi muito positivo. Todas as vagas nas oficinas foram preenchidas. A gente tem muita riqueza, muita gente, muitas histórias boas para contar. Para a próxima edição, a gente espera exibir muitos filmes que serão produzidos por Parauapebas”, adiantou o diretor-geral do festival.
Planos para 2022
Para a edição de 2022, já está previsto o prêmio CurtaCarajás de fomento à produção de cinema. O edital será lançado em janeiro e prevê recursos para quem deseja produzir.
A prefeitura apoia o CurtaCarajás por meio do Gabinete e da Assessoria de Comunicação (Ascom). “O cinema nem sempre diverte; às vezes, ele adverte. É quando a arte tem consciência do seu papel de transformar, seu papel de tornar consciente, seu papel de influenciar. A gente mergulhou nesse desafio proposto pelo prefeito. Estou muito feliz de estar aqui de ter ajudado nesse projeto. A gente entende que esse é o começo de grandes coisas. A Ascom está ligada nisso. Esse projeto é uma espécie de lançamento do Departamento Audiovisual que a Ascom vai criar ano que vem na produção cinematográfica”, informou o assessor de Comunicação, Vicente Reis.
A diretora de Cinema Fernanda Brito lembra que a primeira oportunidade dela surgiu em uma oficina e daí não parou mais. “Essa experiência que eu tive como aluna de uma oficina de cinema abriu as portas, foi a minha grande oportunidade e assim comecei minha trajetória. Hoje, saio daqui com o dever cumprido. Além de difundir os conhecimentos, aprendi muito com meus alunos. Tenho certeza que futuramente daqui sairão grandes nomes no cenário cinematográfico”, projetou Fernanda Brito.
Para 2022, o festival já se prepara para atrair os holofotes nacionais e internacionais. O CurtaCarajás é o nosso festival brasileiro, amazônico e parauapebense que promete excelentes produções cinematográficas.
Fonte: Ascom/Vale