O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi escolhido como novo presidente da Executiva Nacional do PSDB e vai tomar posse no dia 2 de fevereiro.
Leite assume o cargo do ex-ministro e ex-deputado, Bruno Araújo. Segundo a sigla, na próxima semana começarão as discussões sobre o planejamento da futura gestão.
“A presidência do partido será transmitida ao governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Na próxima semana daremos início ao compartilhamento de decisões para o planejamento da futura gestão. Nesse período construiremos uma representação coletiva para a próxima Executiva”, escreveu o PSDB.
Leite publicou em suas redes sociais que considera “importante para o Brasil que se recupere a força de um centro político com agenda capaz de conciliar a urgência de políticas sociais de impacto, que promovam a igualdade de oportunidades, com a essencial responsabilidade fiscal e a modernização da máquina pública”.
Leite também disse que pretende exercer a presidência do partido sem que isso afete o mandato de governador.
Eduardo Leite tem 37 anos, é bacharel em direito, e entrou na política como prefeito de sua cidade natal, Pelotas, no Rio Grande do Sul. Na época, Leite já era filiado ao PSDB.
Em 2018, ele foi eleito governador do Rio Grande do Sul. Em março, ele renunciou para concorrer às eleições presidenciais, mas perdeu as prévias do PSDB para o ex-governador de São Paulo João Doria. Em outubro, Doria se desfiliou do partido.