segunda-feira, 11 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Educação em São Félix do Xingu fecha 2018 com resultados positivos

Um Feliz Natal para todos que fazem a educação em São Félix do Xingu,

A educação no município de São Felix do Xingu, no sul do Pará, termina o ano de 2018 com números positivos.  As escolas do município foram contempladas com quase oito mil kits escolares de mesas e cadeiras para alunos e professores. A maioria das Escolas de porte I, II, III e IV foram contempladas com Centrais de ar condicionados modelo Split. Tudo isso contribui para a melhoria do atendimento aos alunos da rede municipal de ensino, visando a qualidade do processo educacional.

A Prefeitura de São Félix do Xingu, tendo a frente a prefeita Minervina Barros,  também concluiu, inaugurou e colocou em funcionamento a Escola Municipal Abrão Carlos Bandeira na Vila da Taboca, inaugurou a Escola Municipal Futuro do Amanhã na sede, também inaugurou a Escola Municipal Indígena Bekwyxmmeti, construção da Escola Municipal Indígena.

“As ações objetivavam uma educação de qualidade para que os alunos trilhem o caminho da prosperidade e que possam se tornarem cidadãos críticos e que contribuam na melhoria da sociedade da qual estão inseridos”, explica a secretária de educação Viviane Cunha.

Na zona urbana e campo, no final de janeiro e início de fevereiro, a SEMED realizou workshop com diretores, coordenadores e técnicos, professores e demais colaboradores da Educação, onde discutiu-se temas relevantes como os indicadores da Educação Municipal que apontam os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) que mostram as metas a serem alcançadas pelos municípios e escolas avaliadas.

Também discutiu-se a Importância do planejamento, que discutiu-se a necessidade das escolas se organizarem em suas práticas cotidianas; solução para a Indisciplina que mostrou como lidar com os alunos para que sejam mais participativos em sala de aula; Programas Novo Mais Educação e Mais Alfabetização que visam contribuir com a prática docente; Relatos de Experiência Positivas que buscou a troca de experiências bem sucedidas, além das palestras Aprendizagem Ativa, com sugestões de práticas pedagógicas com uso das tecnologias da informação.

 

A educação indígena teve uma atenção especial em 2018.

 

Semana dos Povos Indígenas – Em 2019 trouxe à sede do município quase cinco mil indígenas principalmente da etnia Kayapó além de outras convidadas como a Gavião Kykatejê que vieram apresentar além das tradicionais danças, pinturas corporais, jogos tradicionais trouxeram várias discussões articuladas como por exemplo “O Empoderamento da Mulher Indígena’ que contou no debate com a presença Ilustre da líder Indígena Sônia Guajajara, Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e candidata nas eleições de 2018 a Vice-presidente do Brasil pelo PSOL, além da Cantora Maria Gadu que vem atuando como ativista das causas indígenas no País e várias autoridades como o Governador e Vice-governador do Estado, Deputados Federais e Estaduais.

A SEMED também aderiu Projeto ECAB – Estudando com a Bíblia, que buscou apoiar a disciplina de Ensino Religioso que é de oferta obrigatória e que com este material, os professores puderam ter um suporte a mais para a formação do caráter, companheirismo, amizade, solidariedade, justiça e fé.

Os agentes da educação do município tiveram a oportunidade de assistir pPalestra com o tema: Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa e Matemática, Implantação da BNCC e Currículo do Estado ministrada aos Professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais com a participação da Professora Especialista Esther Braga – língua portuguesa e a Professora Mestre Rose Jucá – matemática que são formadoras do CEFOR – Centro de Formação de Professores da Educação Básica da SEDUC – Secretaria Estadual de Educação.

 

A secretária municipal de Educação Viviane Cunha, na Conferência Municipal de educação

 

V Conferência Municipal de Educação –  Na conferência debateu-se o tema: Políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Dentro das discussões, houveram propostas voltadas às mudanças na eleição para diretores que ainda precisarão ser incluídas no PCR, Formação Continuada para os Professores, melhorias das estruturas das escolas especialmente para atender os alunos especiais, dentre outros.


A SEMED realizou ainda com a parceria das Escolas Municipais o Ato Cívico em comemoração ao 07 de setembro com desfile nas avenidas da cidade; JEX – Jogos Escolares do Xingu; Mundo Encantado de Natal com a ornamentação da praça ao lado da SEMED, com a realização de atividade cultural e participação da comunidade.

 

Agentes da rede municipal de educação participaram de inúmeras ações visando a qualidade do ensino.