sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Educação ribeirinha é tema de congresso em Chaves

Evento visa construir um modelo de educação que integre os povos tradicionais e aumente a participação da comunidade escolar.

O município de Chaves vai sediar o primeiro Congresso de Educação: Desafios e Possibilidades no Contexto Ribeirinho Marajoara. Será de 1 a 4 de abril. É um evento voltado a profissionais da área pedagógica da cidade. O principal conferencista é o professor doutor Salomão Mufarrej Hage, referência na área. Ele conduzirá a palestra magna de abertura, falando sobre o tema que dá título ao evento.

Os participante devem fazer suas inscrições na Secretaria Municipal de Educação de Chaves (Semed), das 9h às 16h, na segunda-feira (1º de abril). A abertura do evento está programada para 18h, no ginásio Dicamor Pereira da Trindade. O evento é iniciativa da prefeitura, num programa para integrar e desenvolver os povos ribeirinhos.

Um dos objetivos do congresso é atender as necessidades concretas das escolas. Serão analisadas as constantes demandas das comunidades escolares. E também os problema práticos dos educadores. A ideia é que os próprios educadores apontem as soluções que consideram mais viáveis para melhor atender os estudantes. A comunidade terá mais participação no processo de ensino e aprendizagem.

Todas as considerações, afirma a secretária de educação de Chaves, Joselena Tavares, vão ser acompanhadas de fundamentação e reflexão. Assim, os educadores podem começar a desenvolver novas metodologias de trabalho, para que os alunos possam se interessar mais pelos conteúdos em sala de aula. Para isso, as realidades e saberes locais dos povos ribeirinhos devem ser incorporados às aulas. Assim como elos profissionais e interpessoais entre a escola e as comunidades.

“É um momento de troca de conhecimentos, de experiências, de saberes e reflexões sobre os limites e possibilidades da educação no contexto ribeirinho marajoara. Será à luz do que se coloca hoje, nacionalmente, através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas de forma articulada com os interesses desses povos”, comenta Joselena, que reforça a necessidade de uma educação construída de forma participativa.

Confira a programação:

1º de abril

9 às 16h – Recepção e Credenciamento

Local: Secretaria Municipal de Educação – SEMED    

18h — Mesa Oficial de Abertura
19h às 20h – Apresentação Cultural
20h às 21h — Conferência Magna: Educação: Desafios e Possibilidades no Contexto Ribeirinho Marajoara, com professor doutor Salomão Mufarrej (UFPA)
Local:Ginásio poliesportivo Dicamor Pereira da Trindade

2 de abril

Local: Sede da Assembleia de Deus

8h30 — Amazônia Marajoara: Diálogos sócio culturais e sócio educativos na formação docente, com professor doutor Salomão Mufarrej (UFPA)
9h45 — Intervalo
10h — Tecnologias para a Educação Ribeirinha: Possibilidades atuais, com professor doutor José Roberto Alves da Silva (Uepa/Seduc)
11h15 — Debate
12h às 14 – Intervalo

3 de abril

Local: Sede da Assembléia de Deus

8h30 — A Educação Municipal no Programa Ser Ribeirinho: Eixos estruturantes e formação docente, com a secretária de educação Maria José Lena Tavares
09h45 — Intervalo
10h — Tripé Da Educação: Família → Escola → Aluno, com a psicóloga Paula Ribeiro, da Semed/Chaves
10h40 — Cuidados com a saúde do educador: prevenções à síndrome de Burnout, com a psicóloga Lunara Farias, da Semas/Chaves
11h20 — Debate

4 de abril

Local: Sede da Assembleia de Deus


8h30 às 12h: A Base Nacional Curricular e os Desafios para a Educação Ribeirinha no Município de Chaves, com a professora mestre Ivone Rosa Cabral (Seduc) e a professora mestre Esther Maria de Souza Braga (Seduc).
18h — Encerramento
20h — Programação cultural

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM