Novo ano, nova fase na vida de muitos e, uma nova cara na política tucumaense começa a ser construída, para as Eleições 2020, que acontecem em outubro deste ano, onde serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores para cuidar do município de Tucumã, nos próximos quatro anos.
E, pensando nisso, o Portal Fato Regional, separou o perfil político de 4 pré-candidatos a ocupar a vaga que atualmente é conduzida por Adelar Pelegrini, em Tucumã, no sudeste paraense.
RAPHAEL ANTÔNIO (MDB)
O primeiro nome que chega forte para ocupar a cadeira maior no Executivo tucumaense é, Raphael Antônio, ou, “Raphael da Saúde”, como é popularmente conhecido no município.
Goiano, Raphael tem somente 39 anos, é casado e pai de um menino. Graduado em Administração de Empresas o secretário também possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na gestão Adelar Pelegrini, Raphael é, há três anos, secretário de Saúde Municipal. Na vida pública, o Raphael traz um currículo bastante promissor. Em Niquelândia (GO), foi vereador e, também trabalhou em três gestões municipais. No município de Tucumã, Raphael foi controlador geral do município, secretário de Administração e Planejamento; assessor especial do prefeito e, hoje, é quem está à frente da Secretaria de Saúde Municipal, onde trouxe inúmeros avanços no município, contribuindo significativamente para a melhoria da mesma na localidade e para com os munícipes.
SAVANAS (PV)
Outro nome que também chega com uma bagagem bem recheada é o vereador Savanas.
Natural de Ceres (GO), Savanas já teve quatro mandatos como vereador. Nesta sua vasta vida pública, ele já foi presidente da Câmara Municipal de Tucumã por 3 vezes. É vice presidente Estadual do Partido Verde (PV), onde também é membro nacional. Foi assessor do Gabinete do Governador Almir Gabriel, assessor do Instituto de Previdência do servidores Públicos do Pará (IPASEP), o qual respondeu pela Coordenação de Interiorização do órgão. Savanas também já foi candidato a Deputado Estadual em 1994 e 2008, candidato a prefeito em 1996, candidato a Deputado Federal em 2006 e, candidato a suplente de senador em 2018.
Sem dúvidas Savanas é um nome extremamente forte que segue na disputa para a Prefeitura nos próximos anos. O vereador é visto como um grande articulador político do município.
CHICO DO AZOUGUE (MDB)
Seguindo com os nomes, quem também aparece como possível sucessor de Adelar, é o Chico do Azougue.
Francisco Ferreira de Sousa, carinhosamente conhecido como Chico do Azougue, tem 67 anos, nasceu na cidade de Monte Altos (MA) e, reside em Tucumã há 27 anos. Francisco tem como fonte de renda a pecuária, ramo que atua até os dias de hoje.
Na área empresarial aos 22 anos de idade vendia Azougue para atividade garimpeira. Com as vendas conseguiu uma economia e comprou uma propriedade de terra, vindo exercer atividade agropecuária, ramo este que permanece até os dias de hoje. Nesse período montou e tocou máquina de limpar Arroz aliado ao ramo atacadista, implantou um deposito de sal tendo também expandido os negócios a comercialização de cereais.
“Eu escolhi a cidade de Tucumã para morar, criar meus filhos e netos, aqui eu fiz boas amizades, grandes amigos que juntos ajudamos a desenvolver a cidade de Tucumã. Eu estive sempre ligado as causas sociais em busca de ajudar ao próximo”. Lembra Chico do Azougue.
Para a política, Chico do Azougue tem sido um nome também bastante forte para ocupar o cargo de prefeito do município de Tucumã.
ALEX CERQUEIRA (PSC)
Por fim, trazemos outro pré-candidato de peso para esta disputa, o pastor Alex Cerqueira.
Alex Cerqueira tem 41 anos, é Bacharel em Teologia pela FACETEN; Mérito em Educação Teológica; Dr. Eclesiástico em Teologia, diplomado em Juiz Arbitral e Delegado de Direitos Humanos pelo CFDH e, Pastor Presidente da Assembleia de Deus Ciadseta. Atualmente Alex é quem está à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Tucumã.
Para muitos, Alex é um exemplo de liderança de êxito, deixando um verdadeiro legado de conquistas e avanços na gestão Adelar Pelegrini, com mais de três anos e meio como secretário de Assistência Social, tem se empenhado continuamente na melhoria dos serviços socioassistenciais para todos que dele necessitam, desde a Primeira Infância até a melhor idade.
Visto por muitos como homem de valores e propósitos comprometido com tudo o que faz, agrega em sua carreira experiência como Bancário e uma vasta experiência em Políticas Públicas, além é claro, de já ter sido secretário de Finanças, Agricultura e Pesca.
O Portal Fato Regional esclarece que os nomes citados neste conteúdo são de pré-candidatos à Prefeitura de Tucumã e, não utilizamos este conteúdo como boca de urna. A intenção do conteúdo é única e exclusivamente de informar e, esclarecer possíveis dúvidas dos nossos internautas sobre às Eleições municipais deste ano.
Os municípios de Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu, também estarão com seus pré-candidatos divulgados no nosso Portal de Notícias.
Da Redação Fato Regional