quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Em 12 meses, Hospital Regional da PA-279 realizou mais de 100 mil atendimentos no Sul do Pará

Um dos setores mais recentes é o de hemodiálise, com mais de 2 mil sessões desde que o serviço começou a ser ofertado, garantindo muito mais comodidade a pacientes renais crônicos que antes precisavam se deslocar a outras cidades.
O HRPA-279 foi inaugurado no dia 18 de maio de 2023, com a missão de se tornar o hospital de referência em média e alta complexidade da região e descentralizar o atendimento (Foto: Alex Ribeiro / Agência Pará)

Neste mês de maio, o Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, completou 1 ano de operação. Desde então, conforme balanços administrativo, já foram realizados mais de 100 mil atendimentos para a população do Sul do Pará. A meta é que, nos próximos anos, mais serviços sejam ofertados e o hospital se consolide como referência em média e alta complexidade da região.

No levantamento administrativo, em 12 meses, o HRPA279 já ofertou 36.840 consultas ambulatoriais; realizou 291.360 exames diversos; e fez mais 3 mil cirurgias. Uma das inovações mais recentes foi a abertura do setor de hemodiálise — com 10 máquinas —, resultando em mais de 2 mil sessões ambulatoriais ou de emergência. E assim, o hospital vem transformando a vida da população da região da PA-279, que não precisa mais se deslocar para Redenção em busca de atendimento.

Com 10 cadeiras para hemodiálise, o Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, fez 400 sessões somente no primeiro mês de operação, chegando a mais de 2 mil desde janeiro (Foto: Wellyngton Coelho / Agência Pará)

O HRPA279 possui quatro andares e tem setores de internação com 120 leitos (90 operacionais e 30 de UTI neonatal, pediátrica e adulto). Também possui um centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos como Raio-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros.

A unidade hospitalar — com Douglas Baldez como diretor operacional e Salomão Fima como diretor administrativo —, também busca se consolidar como referência em atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade. E ainda referência nas especialidades de pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia, cardiologia e nefrologia.

Dr Salomão Fima, Douglas Baldez, Marcos Antônio, Dra Jaciara, Daniely Benvindo, Lucas, Isadora, e Leydiane receberam o governador Helder Barbalho na inauguração do Centro de Hemodiálise e Agência Transfusional do Hospital Regional da PA-279 (Foto: Fato Regional)

“Pudemos observar, ao longo desses 12 meses de operação desde a inauguração, no dia 18 de maio, a redução das filas de atendimentos de média e alta complexidades no SUS, que havia nos 15 municípios da região Sul do Pará onde atuamos. A aceitação pela população nos faz buscar atender os pacientes de forma humanizada e da melhor forma possível, um legado que queremos deixar na região. Estamos muito felizes com os números alcançados”, analisa Salomão.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!