quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Em 2024, Pará recebeu 47,4% mais turistas internacionais e pode ter novo aumento devido à COP30

Foram mais de 32 mil turistas em 2024, um número quase 50% maior do que o registrado em 2023 no Pará. Os pontos turísticos de Belém, além de localidades de Alter do Chão, Arquipélago do Marajó, Salinópolis, Bragança e Algodoal, estão no topo das buscas. Proposta do Ministério do Turismo e mostrar ainda mais do estado com a COP 30 e ter um resultado ainda melhor neste ano.
Belém, sede da COP30 neste ano, é o principal destino de turistas internacionais no Pará (Foto: Augusto Miranda / Agência Pará)

O Pará registrou mais de 32 mil turistas internacionais em 2024, um aumento de 47,4% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7), pelo Ministério do Turismo, pela Embratur e pela Polícia Federal (PF). E com a COP30 neste ano, em Belém, a expectativa é de que 2025 feche com um novo aumento. Para os governos federal e estadual, é a oportunidade para mostrar ainda mais do estado aos visitantes.

“Esse aumento significativo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur, para promover os destinos paraenses no exterior. O estado tem se consolidado como um destino de experiências, onde a diversidade cultural, a gastronomia e a natureza se destacam. Nossa meta é continuar atraentes, para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas desse estado”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Belém, principalmente com a projeção da COP30 e após ter sido eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, segue como liderança dos destinos desejados por turistas. Locais como a Estação das Docas, todo o complexo histórico e a Ilha do Combu são os principais. O estado também tem outros destinos visados, como Alter do Chão, Arquipélago de Marajó, Salinópolis, Bragança e Algodoal, que oferecem roteiros de ecoturismo e cultura.

Alter do Chão, no Oeste do Pará, é um dos mais belos e desejados destinos do Pará (Foto: Augusto Miranda / Agência Pará)

Até o início de 2025, o Pará registrou 60 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, integrando uma rede para organizar os planejamentos turísticos e estruturar o receptivo de visitantes nacionais e internacionais. Veja a lista completa e atualizada em janeiro:

  1. Abaetetuba
  2. Água Azul do Norte
  3. Altamira
  4. Ananindeua
  5. Anapu
  6. Augusto Corrêa
  7. Aveiro
  8. Belém
  9. Belterra
  10. Bom Jesus do Tocantins
  11. Bragança
  12. Breves
  13. Cametá
  14. Canaã dos Carajás
  15. Castanhal
  16. Colares
  17. Conceição do Araguaia
  18. Curuçá
  19. Dom Eliseu
  20. Eldorado do Carajás
  21. Igarapé-Açu
  22. Itaituba
  23. Itupiranga
  24. Jacareacanga
  25. Jacundá
  26. Limoeiro do Ajuru
  27. Magalhães Barata
  28. Marabá
  29. Maracanã
  30. Marapanim
  31. Marituba
  32. Medicilândia
  33. Novo Repartimento
  34. Óbidos
  35. Oriximiná
  36. Ourém
  37. Paragominas
  38. Parauapebas
  39. Piçarra
  40. Ponta de Pedras
  41. Portel
  42. Rio Maria
  43. Salinópolis
  44. Salvaterra
  45. Santa Bárbara do Pará
  46. Santa Izabel do Pará
  47. Santana do Araguaia
  48. Santarém
  49. São Caetano do Odivelas
  50. São Félix do Xingu
  51. São João do Araguaia
  52. Sapucaia
  53. Soure
  54. Tomé-Açu
  55. Trairão
  56. Tucumã
  57. Tucuruí
  58. Ulianópolis
  59. Vitória do Xingu
  60. Xinguara
A praia do Pedral, em São Félix do Xingu, é um dos pontos mais procurados por turistas no veraneio no sul do Pará e representa as belezas naturais do município (Foto: Ascom PMSFX / Arquivo)

Turistas argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país este ano. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, com 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo em seguida, com 651.776 chegadas aos destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

Para atrair ainda mais turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes táticas, como o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe, no Rio de Janeiro. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.

Trilha aquática autorizada pelo rio Xingu coloca o povo em contato com as belezas naturais do Sul do Pará (Foto: Helder Lana / Divulgação / Agência Pará)

O MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior — agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.

O Brasil também lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

A gastronomia paraense é única no mundo e um dos grandes atrativos para turistas internacionais em busca de novas experiências (Foto: Jader Paes / Agência Pará)

Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações de Victor Maciel, da Ascom MTur)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!