Aos 56 anos, Júlia Sousa Ribeiro se dedica à hortifruticultura em sua propriedade rural no Projeto de Assentamento (PA) Esperança, em Água Azul do Norte, no sul do estado, e preside a Associação das Mulheres Produtoras do PA, que comercializa a produção de verduras e frutas ao mercado local. Com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar-Pronaf (DAP), no modelo Jurídico, emitido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-PA), as mulheres associadas poderão acessar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no próximo ano e assegurar geração de renda para 33 famílias produtoras.
“Com esta DAP jurídica pretendemos ingressar no programa de merenda escolar em 2022, com uma meta de conseguir uma receita de R$ 20 mil, por pessoa, ao ano. A assessoria dos técnicos da Emater é muito importante, pois nos prestam assistência e acompanhamento desde 2008, e com esse apoio já conseguimos aumentar nossa produtividade em mais de 50%”, contou a produtora rural, ressaltando ainda, a possibilidade de pleitear, através da DAP, recursos do Pronaf Mulher.
No município, a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) atua junto à Associação das Mulheres Produtoras, através do assessoramento da organização social da entidade, incluindo a emissão da DAP Jurídica para poder acessar políticas públicas como o Pnae, dentro de chamada pública local.
“O objetivo de apoiar a organização social da associação dessas mulheres é para promover o fortalecimento da entidade e assim, garantir um novo mercado consumidor para seus produtos e consequentemente, ter geração de renda, melhoria e qualidade de vida para mulheres do campo”, disse o técnico em agropecuária da Emater, César Augusto Barros Carneiro, chefe do escritório local em Água Azul do Norte.
Presente nos 144 municípios paraenses, a Emater desenvolve ações para diferentes categorias de público e ajuda o acesso de agricultores às várias políticas públicas disponíveis para o meio rural paraense, valorizando a realidade local e as potencialidades regionais.
As ações desenvolvidas estão estruturadas no Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), envolvendo parcerias com as comunidades, prefeituras municipais, organizações rurais, entre outras, o que contribui para o desenvolvimento rural e à redução das desigualdades regionais.
Fonte: Agência Pará