O prefeito de São Félix do Xingu, João Cléber, e o deputado estadual Torrinho Torres (Podemos) participaram da plenária estadual do Plano Plurianual (PPA). A reunião ocorreu em Belém, nesta segunda-feira (19), com a presença de ministros do Governo Federal e o governador Helder Barbalho (MDB). Durante a participação, defenderam mais projetos de desenvolvimento da região de integração do Araguaia, no sul do Pará.
“Discutimos temas como desenvolvimento econômico, infraestrutura, saúde, educação e segurança, visando melhorar a qualidade de vida da população xinguense e de toda região Sul Sudeste do estado. Suas sugestões e propostas são essenciais! Unidos, prefeituras, Governo do Pará e Governo Federal trabalham para entregar um PPA representativo à Câmara Federal. Queremos refletir as necessidades de todos os brasileiros. Participe ativamente! Juntos, podemos construir um futuro melhor. Sua voz importa para as regiões Sul e Sudeste do Pará e para todo o estado. Vamos lutar por políticas públicas eficazes e um país mais desenvolvido”, declarou o prefeito João Cléber.
A primeira plenária estadual foi no dia 11 de maio, em Salvador, e a última deve ser no dia 14 de julho, em São Paulo, passando por todos os estados e Distrito Federal. O público-alvo preferencial das plenárias são representantes da sociedade civil organizada. As inscrições podem ser feitas antecipadamente, na página do PPA Participativo, ou presencialmente antes do início de cada plenária.
“Desejo que este evento possa colaborar na construção do Plano Plurianual e, acima de tudo, que possa retratar nesta peça obras, investimentos, aplicação de recursos, estratégias de políticas públicas que ajudem na redução das desigualdades e que permita com que o Estado do Pará possa ver acontecer agendas estratégias e fundamentais na construção de um Pará ainda melhor e mais justo”, destacou o governador Helder Barbalho.
LEIA MAIS NO FATO REGIONAL
- TCU abre auditoria para investigar gastos no cartão corporativo de Lula
- CPI do 8 de Janeiro vai ouvir ex-diretor da PRF nesta terça (20/06)
- Pará recebe plenária do Plano Plurianual Participativo com presença de ministros
É uma das diretrizes do Governo Federal aumentar a participação dos estados no PPA. Várias plenárias estão sendo feitas pelo país, com encontros nas capitais. Em julho, será lançada a plataforma digital Brasil Participativo, na qual a população poderá votar quais as prioridades do plano. O PPA tem validade de quatro anos e vai vigorar de 2024 a 2027.
“Qual Brasil nós queremos para os próximos quatro anos? É isso que viemos fazer no Pará, perguntando para pessoas que moram aqui. Já sabemos quem somos, quantos somos e onde vivemos. Agora é hora de colocar no orçamento brasileiro de 2024 para 2027 já para partir de primeiro de janeiro quando teremos que achar espaço fiscal e recurso orçamentário para realizar o sonho da população brasileira”, disse a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
(Da Redação do Fato Regional)