Em dois dias de agendas no Pará, Lula visita Belém nesta quinta-feira e Parauapebas na sexta

As agendas em Belém incluem entregas de obras, anúncios de novos projetos do Governo Federal e acompanhamento dos preparativos para a COP30. Em Parauapebas, a visita deve ser focada em instalações de mineração e possivelmente anúncios voltados para as regiões Sul e Sudeste do Pará.
Grande parte das agendas do presidente Lula será em Belém, com entrega de obras, anúncios e monitoramento das obras para a COP30, incluindo reuniões com o governador Helder Barbalho e o prefeito Igor Normando (Foto: Ricardo Stuckert / PR / Arquivo)

O presidente Lula (PT) estará no Pará por dois dias: ele chega a Belém nesta quinta-feira (13) e então segue para Parauapebas na sexta (14). As agendas na capital incluem a entrega de obras pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, acompanhamento de obras voltadas à COP30 e anúncios de programas e investimentos federais. Já na Capital do Minério, além de anúncios para as regiões Sul e Sudeste do Estado, devem ser feitas visitas a instalações da Vale.

Nesta quinta, Lula participa da cerimônia de entrega de 1.008 habitações do MCMV no Residencial Viver Outeiro,  distrito de Belém. É a primeira de uma série de três agendas na capital paraense, que segue com programação até a sexta-feira (14). O empreendimento integra a Faixa 1 do programa habitacional e beneficia diretamente mais de 5 mil pessoas.

À noite, às 19h, no auditório da sede do Banco da Amazônia (Basa), o presidente participa da cerimônia de anúncio da ampliação do Microcrédito Produtivo Orientado. A atividade ainda marca o acordo de parceria entre Basa e empresas que vão operar o “Basa Acredita: Microcrédito Produtivo e Orientado”. As agendas contam com reuniões entre Lula, o governador Helder Barbalho (MDB) e o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB).

Na manhã de sexta-feira (14), está prevista uma visita às obras do Parque da Cidade, espaço que sediará a programação da COP30 e sobrevoo sobre obras de macrodrenagem e urbanização de canais de Belém, realizadas com financiamento do BNDES. Depois, a comitiva acompanha a cerimônia de divulgação dos investimentos do Governo Federal para a COP30 e seu legado. A agenda será no Mercado São Brás. Estão previstos anúncios dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e de Portos e Aeroportos (MPor).

Ainda na sexta-feira (14), apesar de não haver uma agenda oficial marcada, o presidente Lula deve visitar a mina N5, na Serra dos Carajás, em Parauapebas. Os preparativos já estão sendo feitos para recepcionar o presidente, que apesar de uma agenda mais voltada à mineração, deve fazer anúncios para as regiões Sul e Sudeste do Pará. Os horários ainda não foram confirmados, mas a visita deve ocorrer somente à tarde.

No final de janeiro, Lula se reuniu com Gustavo Pimenta, o novo CEO da Vale, para tratar de projetos da mineradora em diferentes frentes no Brasil, incluindo uma planta de exploração de cobre na Serra dos Carajás. Possivelmente, a visita será na mina N5. Todas as visitas devem contar com a presença de ministros.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais