Treze agricultores familiares da comunidade Santa Rosa, em São Félix do Xingu, no sul paraense, participaram na última quinta-feira (2), de atividade de demonstração técnica sobre compostagem com aproveitamento de recursos vegetais e animais que são encontrados no meio ambiente.
A atividade faz parte da programação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) dentro do programa Territórios Sustentáveis (TS), instrumento de contribuição para os compromissos globais de desenvolvimento sustentável, que integra o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).
Foto: Divulgação.
A ação foi realizada na chácara Vitória, de propriedade do agricultor Cleucimar Santana Pereira. O público participante foi contemplado com informações sobre princípios básicos da Compostagem; Importância Econômica e o Fator Animal Incluso; e Nutrição de Plantas pela Compostagem.
“A ideia é ter uma alternativa ao uso da adubação química e consequentemente diminuindo a necessidade de comprar adubo químico. Uma estimativa de pelo menos 50% de economia para o produtor”, ressaltou Josie Helen Oliveira, engenheira florestal da Emater.
As orientações técnicas foram repassadas pela engenheira florestal Josie Helen, pela engenheira agrônoma Ercilene de Cássia, e pela médica veterinária Janaina Teles, da equipe local da Emater.
Dentro do Territórios Sustentáveis atuam 20 técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural estadual desde agosto de 2020, no âmbito dos municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.
Até maio de 2022, a Emater já cadastrou 937 famílias como beneficiárias no TS, das quais 576 propriedades estão aptas ao desenvolvimento produtivo para o período 2021/2022.
Com informações da Agência Pará