sábado, 29 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Em São Félix do Xingu, operação do 36º BPM desarticula quadrilha de desmanche de motos e corrupção de menores

Denúncias anônimas da comunidade levaram os policiais do 36º BPM, sob o comando do capitão Júlio, à prisão de quatro suspeitos e apreensão de dois adolescentes. Foram encontradas motos em situação suspeita e diversas peças com características de desmanche espalhadas em vários endereços de São Félix do Xingu
4 adultos foram presos e 2 adolescentes foram apreendidos na operação que desarticulou um esquema de desmanche de motos em São Félix do Xingu (Foto 36º BPM)

Agentes do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob o comando do capitão Júlio, desarticularam uma quadrilha especializada em desmanche de motos, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. Os policiais prenderam 4 suspeitos, apreenderam dois adolescentes e recolheram uma grande quantidade de peças de motocicletas em situação irregular. Também foram apreendidas duas motos, uma pequena porção de drogas e celulares.

Eram aproximadamente 9h desta segunda-feira (17) quando as equipes receberam denúncias anônimas da comunidade de que, no setor Rodoviário, havia um desmanche de motos. As equipes do 36º BPM foram ao local indicado e lá encontraram Andeilton Nascimento do Santos, mais conhecido como “Jubileu”, e Alisson Pirajá de Jesus (conhecido como “Neguinho”).

Uma pequena parte das várias peças e carenagens encontradas nos endereços apontados pelos suspeitos (Foto: 36º BPM)

Com os dois primeiros suspeitos, foram encontrados 1 moto Titan verde de placa JVD-4532, 5 tanques de combustível de motos e 1 motor com identificação JC03E77159975 , além de carenagens diversas. Questionados, os dois suspeitos reconheceram que ainda havia mais duas motos roubadas em um outro endereço, no setor Casagrande. Seriam uma Pop e uma Bros.

No local indicado por Alisson e Andeilton, foram localizados um adolescente — que em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente terá a identidade preservada — e mais peças diversas de motos. O adolescente disse que a moto Pop estava em outro endereço, no setor Vitória. A Bros havia sido levada por um outro suspeito, identificado como “Eduardo”, pouco antes da chegada dos policiais. E ainda havia mais um endereço de desmanche no setor Montenegro.

Possivelmente, a suposta quadrilha poderia estar ligada a vários furtos e roubos de motos em São Félix do Xingu e entregando peças de desmanche para pessoas que poderiam sequer saber que estariam cometendo o crime de receptação (Foto: 36º BPM)

Chegando ao setor Vitória, os policiais abordaram Vanessa dos Santos Mendes (conhecida como “Princesa VK”) e Pedro Gabriel Carvalho (que tem o apelido de “Anjinho”). Lá, foi apreendida uma moto Pop de cor preta e com chassi final 17094. O veículo foi furtado no calçadão da orla de São Félix do Xingu, no último domingo (16). Foram apreendidos 6 celulares, 1 GPS e 9 trouxinhas de substância semelhante a cocaína.

Já na casa do setor Montenegro, os policiais encontraram ainda mais peças de motos, carenagens diversas e o outro adolescente, que também terá a identidade preservada. Todas as peças, celulares, as duas motos, as drogas, os suspeitos e os adolescentes foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de São Félix do Xingu, sob a suspeita dos crimes de furto e roubo de motos, receptação, falsificação, formação de quadrilha, corrupção de menores e tráfico de drogas.

Celulares e drogas apreendidos na operação, que ainda terá novos desdobramentos agora com a Polícia Civil para desmontar de vez a rede de furto e roubo de motos e desmanche que poderia estar financiando outros crimes no Sul do Pará (Foto: 36º BPM)

Cabe agora à Polícia Civil monitorar toda a rede criminosa, que utiliza vários endereços, e individualizar as condutas de cada suspeito. Os adolescentes foram encaminhados para o atendimento especializado. O Fato Regional respeita o princípio da presunção de inocência e sempre abre espaço para a defesa dos mencionados em casos policiais — se os advogados ou envolvidos acharem conveniente quaisquer manifestações —, garantindo amplo direito ao contraditório.

Quaisquer informações relevantes sobre o caso ou sobre o suspeito Eduardo, que fugiu, podem ser encaminhadas ao Disque-Denúncia (181). Se a informação for mais urgente, o ideal é ligar para o 190. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Também é possível mandar fotos, vídeos, áudios e localização para a atendente virtual Iara, pelo WhatsApp (91) 98115-9181. Não é necessário se identificar.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!