Em três anos, Polícia Militar do Pará efetiva 9.208 promoções de praças e oficiais

A política de valorização da corporação, implementada pelo governo do Estado, motiva a tropa e se reflete na queda da criminalidade
Desfile de policiais militares promovidos em 2021: tropa valorizada e motivada para as ações de segurança pública, Foto: Divulgação.

A política de valorização da tropa, implementada pelo Governo do Pará, garantiu à Polícia Militar um expressivo aumento no número de promoções de oficiais e praças da corporação. Somando as promoções efetivadas nos últimos três anos (2019, 2020 e 2021), 9.208 militares foram beneficiados com a ascensão funcional.

O número já alcançado, quando comparado ao triênio anterior (2016 a 2018), quando houve 5.309 promoções, mostra um saldo positivo de 3.899 no quantitativo geral – aumento percentual de 73%. Os avanços comprovam que, desde 2019, o efetivo da PM vem recebendo maior atenção do Estado, por mio do Alto Comando da corporação.

Coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM do Pará. Foto: Divulgação

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, ressaltou que a ampliação das promoções resulta da adoção de critérios mais precisos pela PM na avaliação dos policiais, contabilizando corretamente a abertura de vagas disponíveis e levando em consideração os militares mais preparados para novas missões.

Maturidade – “À medida que o policial vai progredindo na carreira policial, isso indica que ele está apto para novos desafios, para assumir novas funções de acordo com sua graduação ou posto, e isso dá maior maturidade para o praça ou oficial, que pode exercer a função de comandante e, consequentemente, obter uma maior qualificação profissional”, frisou o comandante-geral.

O coronel Dilson Júnior destacou ainda que alterações na Lei de Organização Básica (LOB) contribuíram para esse novo cenário. “Nós fizemos a mudança na LOB, ativando unidades operacionais que foram criadas, mas que não estavam ativadas, e com isso abrimos mais vagas para promoção dos nossos policiais”, informou.

Mais vagas – De acordo com o comandante-geral, no início do próximo ano uma nova alteração na LOB será enviada à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a fim de ativar novos batalhões e companhias, e assim abrir mais vagas para ampliar a progressão funcional da tropa.PMs no combate à criminalidade em transporte coletivo na Região Metropolitana de BelémFoto: Divulgação

Para o coronel Dilson Júnior, é uma satisfação poder aumentar o número de promoções. “Está bem clara a política de valorização do governo do Estado para manter nossa tropa cada vez mais motivada. E isso resulta nos números que a gente vê, como a redução da criminalidade nos anos de 2019, 2020 e 2021. Esses números estão intimamente ligados ao incentivo da promoção, com o preparo e a valorização real do militar”, reiterou.


A Polícia Militar do Pará, por meio da Comissão de Promoção de Praças (CPP) e da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), realiza duas vezes ao ano, nos meses de abril e setembro, a promoção de oficiais e praças pelos critérios de antiguidade, merecimento e tempo de serviço.

 

 

 

 

Fonte: Agência Pará

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar
%d blogueiros gostam disto: