Em Tucuruí, 35 famílias já estão alojadas no abrigo

Nível do rio pode atingir 10,77 metros em Tucuruí até o próximo sábado (15). Em Marabá, a previsão é que o nível chegue aos 12,70 metros.
Defesa Civil trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias dos bairros Matinha e Beira Rio. | Foto: Prefeitura de Tucuruí

O rio Tocantins atingiu nesta quarta-feira (12) o nível de 10,45 metros e ultrapassou a cota considerada crítica pela Eletronorte, que é de 10 metros. Com a cheia, a Defesa Civil em Tucuruí intensificou o atendimento aos moradores do bairro Matinha, historicamente mais impactado pelas cheias do rio.

Trinta e cinco famílias já estão alojadas no abrigo organizado pela Prefeitura do município e estão recebendo atendimentos de saúde, cestas básicas e kits de higiene. Os populares estão abrigados provisoriamente no Parque de Exposições da cidade.

O Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros. Em Marabá, a previsão é que o nível chegue aos 12,70 metros.

Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros.

Segundo informa Paulo Bonieck, secretário de Apoio a Segurança Pública, a maioria das famílias já alojadas no abrigo se anteciparam ao alagamento iminente e decidiram acionar a Defesa Civil para que pudessem sair antes da água do Rio Tocantins subir.

O órgão local trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias dos bairros Matinha e Beira Rio. Essas famílias fazem parte do cadastro social do município e da Defesa Civil e já foram visitadas pelas equipes do órgão e da Assistência Social. “Nossa intenção era começar os remanejamentos quando o nível do rio atingisse 9 metros, mas a antecipação foi feita atendendo aos pedidos dos moradores”, explica o secretário.

O nível do reservatório hoje (13), está em 73,14 metros e a previsão da Eletronorte é que passem 16.690 metros cúbicos de água pelas 20 comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica que estão abertas.


Essa programação pode ser alterada e sofrer variações no decorrer do dia em função de alteração na programação de geração da usina, sob responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro (ONS).

 

 

 

 

Fonte: Dol

Compartilhar essa matéria

Veja também

Pesquisa Ipespe: Lula tem 45%; Bolsonaro, 34%; Ciro, 8%

Levantamento sobre a eleição presidencial ouviu por telefone 1.000 eleitores e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Pesquisa inclui ex-governador João Doria (PSDB), que desistiu da disputa

fechar
%d blogueiros gostam disto: