O Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, completou um mês de funcionamento e ultrapassou a marca de 332 atendimentos a pacientes encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde dos 15 municípios da região de integração do Araguaia. O hospital oferece atendimentos de média e alta complexidade, exames especializados no Centro de Diagnósticos e tem capacidade para 120 leitos. Com essa estrutura, muitos pacientes não precisam mais se deslocar para Belém e ou outros municípios-polos em busca de atendimentos. A área construída chega a 13 mil metros quadrados.
Até o dia 15 de junho, as consultas ambulatoriais já realizadas abrangeram as seguintes especialidades: Oftalmologia (97); Dermatologia (73); Gastroenterologia (40); Cirurgia geral (35); Ortopedia (26); Ginecologia (19); Pediatria (11); Fonoaudiologia (11); Obstetrícia (04); Bucomaxilofacial (09); Proctologia (06) e Clínica Médica (01). A unidade poderá fazer atendimento ambulatorial e hospitalar nas especialidades de pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia, cardiologia e nefrologia, além do Serviço de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), com 10 máquinas para atender pacientes renais crônicos.
“O primeiro mês foi de muito trabalho e prosseguiremos na busca de prestar um serviço de qualidade e humanizado cada vez melhor. Todos os pacientes que aqui estão vindo estavam com muita expectativa pela novidade de ter um hospital que tem ajudado a solucionar problemas de saúde a curta distância”, destaca a diretora do HR PA-279, Emanoela Souza.
Além de Ourilândia do Norte, o HRPA-279 atenderá a população que será encaminhada pelas Secretarias de Saúde do seguintes municípios:
- Conceição do Araguaia
- Água Azul do Norte
- Bannach
- Cumaru do Norte
- Floresta do Araguaia
- Pau D’Arco
- Redenção
- Rio Maria
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
- São Félix do Xingu
- Sapucaia, Tucumã
- Xinguara.
O hospital é administrado pelo Governo do Estado. As obras foram executadas pela Vale, que também entregou a unidade já equipada.
“A intenção do governo do Pará é essa mesmo: encurtar distâncias para a população cuidar da saúde o mais próximo de casa, sobretudo em soluções de média e alta complexidade”, destaca, ao mencionar que a população da região do Araguaia não vai precisar mais se deslocar para Marabá, Redenção ou até mesmo para a capital paraense para ter esse tipo de atendimento”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho.
(Da Redação do Fato Regional)