O governador Helder Barbalho (MDB) estará em Xinguara, no Sul do Pará, nesta quarta-feira (11). Entre outras agendas, ele fará a identificação individual do primeiro bovino no estado. Esta é a primeira ação efetiva para a implementação do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), que vai atingir todo o rebanho bovino e bubalino estadual até dezembro de 2026. O evento deve começar às 14h, no Parque de Exposições Orlando Quagliato.
“A ação de rastreabilidade é um dos pilares do Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia da Pecuária no âmbito e vai iniciar com a identificação individual do rebanho bovino para animais em trânsito até dezembro de 2025. A meta é a identificação de todo rebanho bovino e bubalino até dezembro de 2026”, diz nota da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) sobre a agenda do governador em Xinguara e sobre o programa.
O primeiro animal bovino identificado individualmente terá um conjunto duplo de brincos, sendo um de identificação visual e outro um boton eletrônico. Além disso, o Governo do Pará fará a entrega de certificado do Operador da Rastreabilidade, (OPR), profissional capacitado pela Adepará para atuar no manejo adequado e na identificação individual dos animais.
Essa é uma entre várias medidas que vêm sendo apresentadas pelo governador Helder Barbalho, em vários eventos sobre sustentabilidade e economia, que estão sendo implementadas no Pará. Garantindo a origem legal do gado, é possível abrir ainda mais mercados e oportunidades, colocando o estado numa posição de destaque e de referência nacional.
As ações são coordenadas pela Adepará e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), além de entidades representativas do segmento da produção rural e da indústria da carne.
O primeiro animal bovino identificado conta com o apoio da JBS, Sindicato Rural de Xinguara, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Feira Agropecuária de Xinguara (FAX).
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeito João Cleber decreta situação de emergência em São Félix do Xingu por estiagem; 8,5 mil pessoas são afetadas
- ‘Organização criminosa’ e ‘Tráfico’: Delegacia de Ourilândia emite nota sobre a prisão de trio suspeito de matar homem investigado por estupro de vulnerável
- Operação da PF investiga garimpos e comércio ilegal de ouro no Sul do Pará e em mais 3 estados; Houve prisões em Tucumã, Redenção e Cumaru do Norte
- ‘Pandemia de Incêndios’: ministro Flávio Dino determina medidas de combate a queimadas na Amazônia e no Pantanal
- Baixa umidade se agrava no Sul do Pará e Inmet emite alerta laranja
- Governo Lula deverá indenizar Bolsonaro e Michelle por acusação de ‘móveis desaparecidos’ do Palácio da Alvorada
- Helder defende modernização e avanços da produção rural, na abertura Fórum Internacional da Agropecuária
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!