sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Empresários se manifestam a favor da Onça Puma em Ourilândia do Norte

PA-279 será fechada nesta segunda-feira (18), na ponte do rio Caitete em Ourilândia.

Empresários de Ourilândia do Norte, sudeste paraense, estão se organizando para que na próxima segunda-feira (18), seja realizada uma manifestação em prol do retorno das atividades da “Onça Puma”, da mineradora Vale.

Programada para aconteceu na semana que vem, os empresários do município decidiram fazer um protesto pacífico na PA-279, exigindo que a determinação de justiça de fechar as atividades da mineradora na região, seja revogada.

Por outro lado, está marcado para o dia 20, uma reunião entre os indígenas da etnia Xikrins, que residem naquela região, com o Ministro do STF, Dias Toffoli e, na ocasião, os índios irão solicitar a paralisação definitiva das atividades da Onça Puma em Ourilândia do Norte.

Mineradora Onça Puma, subsidiária da Vale, no Pará – Foto: Wesley Costa

ATIVIDADES PARADAS


A decisão da Justiça foi tomada na última sexta-feira (1º) e ocorre em meio às consequências do rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora em Brumadinho (MG). A paralisação das atividades em Onça Puma foi determinada em novembro do ano passado por supostos danos ambientais e à saúde no sudeste paraense.

 

 

Da Redação Fato Regional