Encontro discute papel estratégico da mineração no desenvolvimento econômico, social e ambiental do Pará

O assunto foi pauta de reunião entre o presidente do Simineral, Anderson Baranov, com o governador do Estado, Helder Barbalho, e o presidente do Ibram, Raul Jungmann, em busca de fortalecer a mineração responsável na Amazônia.
Anderson Baranov, Helder Barbalho e Raul Jungmann.. (Foto: Assessoria de Imprensa do Simineral)

O presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Anderson Baranov, representou a entidade durante reunião com o Governador do Pará, Helder Barbalho, e do presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann. O diálogo abordou o papel estratégico da mineração no desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado.

A reunião reforçou a importância de uma parceria sólida entre o setor mineral e o Governo do Pará, com o objetivo de promover avanços que conciliem inovação, geração de empregos e preservação ambiental. Segundo Baranov, a união entre setor produtivo e poder público é fundamental para impulsionar o crescimento sustentável da mineração na região, posicionando o Pará como protagonista na mineração brasileira.

O presidente do Simineral destacou, ainda, que a reunião “reforçou o papel estratégico da mineração no desenvolvimento do Pará e a importância de mantermos uma atuação integrada entre setor produtivo e poder público. Nosso compromisso é com uma mineração responsável, que respeita o meio ambiente, promove o diálogo com a sociedade e contribui para o futuro sustentável da Amazônia.”

Raul Jungmann, por sua vez, destacou a relevância do setor mineral brasileiro no enfrentamento às mudanças climáticas, especialmente pela oferta de minerais críticos e estratégicos. Ele também convidou o governador Helder Barbalho para a abertura da 3ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que ocorrerá em Salvador (BA), em preparação para a COP30.

A pauta da reunião incluiu também temas como inovação tecnológica, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, alinhados às características únicas da Amazônia. “Seguimos juntos, construindo caminhos para um Pará mais forte e protagonista”, concluiu Baranov.

(Da redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa do Simineral)


Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no

WhatsApp!


Leia mais