Em apenas uma semana de inscrições abertas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 já registrou 4 milhões de candidatos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ainda é possível realizar a inscrição para o exame até as 23h59 da próxima sexta-feira (17), no horário de Brasília, exclusivamente pela Página do Participante.
Os boletos da taxa de inscrição no valor de R$ 85 podem ser pagos até 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. Mesmo os estudantes que obtiveram a isenção da taxa devem se inscrever pelo site oficial.
O Enem é aplicado em dois domingos, 3 e 10 de novembro. São quatro provas objetivas, com 180 questões, e uma redação.
É necessário informar os números do CPF e do RG, e criar uma senha de acesso que permitirá ao candidato verificar o cartão de confirmação e os seus resultados. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos.
Local de prova
O cartão de confirmação será disponibilizado só em outubro. Nele, haverá um resumo das principais informações para o candidato: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Estrutura da prova
O exame ocorrerá em dois domingos: 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de:
- linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
- duração: 5h30
No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:
- ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
- duração: 5h
Fonte: G1