Neste mês de dezembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o retorno da bandeira tarifária verde. Na prática, significa que os custos que encareceram a conta de luz nos últimos meses deixarão de ser cobrados. Boa notícia para os consumidores de todo o Brasil. Mas a volta aos preços normais chega num período de celebrações de final de ano e intenso uso, o que pode levar a boletos desagradáveis em janeiro de 2025.
As bandeiras tarifárias mudam de acordo com o custo de produzir energia elétrica no Brasil. As condições que costumam levar às mudanças são aumento de consumo e baixa nos reservatórios de hidrelétricas, levando à necessidade de ativar termelétricas, que têm custo mais alto. A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024. Passou para amarela; voltou à verde em agosto; ficou vermelha em setembro e outubro; e amarela em novembro.
Por nota, a Aneel explicou que o período chuvoso mais intenso no país favoreceu a geração de energia hidrelétrica. A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Luciana Carmo, destaca que mesmo que a bandeira verde não tenha um custo adicional, é fundamental que as pessoas tenham o uso adequado de energia para evitar desperdícios, e, consequentemente, surpresas na conta.
“A Equatorial Pará orienta seus clientes constantemente sobre o uso adequado e sustentável da energia. Agora, estamos em um mês com a bandeira mais favorável, mas hábitos conscientes nunca são demais. Sempre reforçamos dicas importantes como apagar a luz de ambientes vazios, tirar aparelhos eletrônicos da tomada e ficar de olho nas borrachas das geladeiras, por exemplo”, afirma.
Dicas para garantir a economia na conta de luz mesmo na bandeira verde:
- Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;
- Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
- Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter e que a temperatura esteja em média a 23ºC;
- Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;
- Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.
- Tarifa Social: Os clientes que se enquadram como baixa renda, podem ter a chance de economizar até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- MST ocupa Estrada de Ferro Carajás, em Parauapebas, durante manifestação por reforma agrária
- Avião de pequeno porte cai em fazenda de Xinguara e piloto morre
- Postes quebrados, com risco de queda, preocupam moradores da Ladeira Vermelha, em São Félix do Xingu
- Incêndio destrói ônibus da Ivanilde Turismo, na BR-153, em viagem entre Goiânia e Redenção
- VÍDEO: Homem é baleado, na Havan de Marabá, ao ameaçar ex-companheira com uma faca
- Mais de 5 toneladas de queijo de Água Azul do Norte são apreendidas na Transamazônica, a caminho do Marajó
- Gestão de Dr. Celso entrega reforma da ESF 4, que atende o Centro e mais dois setores de Tucumã
- Prefeitura de São Félix do Xingu divulga 4 editais do concurso público, com 450 vagas e salários de até R$ 7 mil
- Delegado revela detalhes da operação que prendeu suspeitos de matar o dentista Gustavo Oliveira e desmente boatos
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!