quarta-feira, 8 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Entrevista: especialista, Dr Hallysson de Melo, fala sobre implante dentário

Dr. Hallysson de Melo fala sobre procedimento de implante dentário - Foto: Fato Regional

Cuidar da saúde é sempre bom, assim como cuidar da saúde dos seus dentes, afinal, ter um bom sorriso, é a garantia de uma vida saudável também. E, para falar melhor sobre isso, o Portal Fato Regional, conversou com o Dr. Hallysson de Melo Mendes,  em um bate-papo super bacana.

Formado como cirurgião dentista pelo ITPAC desde 2005, com apenas 40 anos de idade, Hallysson é especialista em implantes dentários pela Uningá e especialista em Ortodontia pela Facopp, além de dispor de um currículo invejável, é também Fundador da clínica Espaço Pró Sorriso Odontologia em Ourilândia do Norte, no sudeste paraense. Este ano foi inaugurada mais uma unidade da rede de clínicas na cidade de Araguaína-TO, e para o próximo ano o projeto é ampliar a rede de clínicas e aumentar a área de abrangência, abrindo mais duas unidades da clínica nas cidades de Xinguara-PA e Imperatriz-MA.

Clínica Pró Sorriso, em Ourilândia do Norte.

Em um bate-papo bastante esclarecedor, o cirurgião dentista explicou a importância de procedimentos de implantes dentário. Acompanhe!

FATO REGIONAL – Explique para os nossos internautas, o que causa a perda dos dentes?

Dr. Hallysson – Na maioria dos casos, cáries – principalmente em pessoas com menos de 35 anos. Alguns problemas na na gengiva devido a falta de higienização bucal também levam à perda de dentes.

FATO REGIONAL – Em caso de perda dos dentes, quando o paciente deve procurar ajuda para realização do implante?

Dr. Hallysson – Nós indicamos que este paciente procure o atendimento especializado o mais rápido possível. Durante a consulta, o dentista pode perceber se o paciente não tem estrutura óssea suficiente para a realização do procedimento, o que é bastante comum em quem perdeu os dentes há muito tempo. Nesse caso, a solução é um enxerto ósseo para preenchimento do que falta.

FATO REGIONAL – Qualquer um pode fazer implante?

Dr. Hallysson – Não. No caso de paciente fumantes, diabéticos e que não seguem as orientações médicas ou está em tratamento de câncer, hepatite ou osteoporose, estão impossibilitados de realizar o procedimento de implante dentário.

FATO REGIONAL – O que acontece se o paciente continuar sem a prótese?

Dr. Hallysson – Os dentes que estão ao lado do espaço vazio começarão a se inclinar para ocupar o lugar daquele que está faltando. Quem não tem dente nenhum percebe que a estrutura do queixo vai se aproximando do nariz. A falta de dentes também faz a pessoa comer alimentos mais cremosos e calóricos, com isso, prejudica outras áreas da saúde.

FATO REGIONAL – O que fazer antes da cirurgia?

Dr. Hallyson – Peça recomendações de um especialista em implantes, a amigos ou a seu dentista atual. Você precisará fazer exames de Raio-x panorâmica ou Tomografia e, tomar antibiótico e anti-inflamatório.

FATO REGIONAL – Vou sentir dor durante a cirurgia?

Dr. Hallysson – Não. Durante todo o procedimento o paciente estará sob o efeito de anestesia e, mesmo assim, o procedimento é realizado com muita delicadeza. Dependendo do caso, o paciente fica liberado para trabalhar em até 24 horas após a cirurgia.

FATO REGIONAL – Quanto custa fazer um implante dentário?

Dr. Hallysson – Depende do tipo de procedimento que será realizado. Os valores são diferente caso o procedimento precise ser feito na hora ou após algum tempo da perda do dente, da quantidade de dentes e da origem do material usado (nacional ou importado). Por todas essas razões, o preço pode variar entre R$ 1.500 e R$ 3.500, porém, atualmente este valor pode ser parcelado, basta negociar com o dentista que irá realizar o procedimento. Outra opção são as universidades: algumas realizam implantes em seus consultórios de odontologia e o valor sai muito mais em conta para o paciente que não tem condições de arcar com este custo.

FATO REGIONAL – Alguma orientação para o paciente não cair em ciladas como clínicas de má qualidade?

Dr. Hallysson – Existem muitas clínicas que oferecem tratamentos por preços baixos, estas merecem uma atenção redobrada. Elas acabam fazendo o orçamento do implante como um financiamento, com parcelas carregadas de juros! Minha orientação é para que o paciente fique atento, principalmente se tiver que assinar algum documento.

Procedimento de implante dentário custa em média 1500 reais – Foto: Reprodução

ENTENDA O PASSO A PASSO DA CIRURGIA:

1 – Com base nos exames, o cirurgião extrai os dentes problemáticos preservando o que resta do osso;

2 – Em seguida, ele parafusa uma peça de titânio, que servirá de pino para a colocação do dente;

3 – O próximo passo é colocar um extensor do pino, onde será fixada a coroa, a parte superior do dente;

4 – A integração total do pino à arcada dentária leva em média, seis meses (para os dentes de cima) e quatro meses (para os de baixo);

5 – Caso seja necessário fazer o enxerto do osso, o paciente precisará esperar alguns meses até que o corpo se acostume com ele antes de colocar o implante definitivo. Esse período é definido pelo próprio médico.

Viu como é importante manter a saúde dos seus dentes, também em dia?


A clínica do Dr. Hallysson, conta  com uma estrutura ampla e moderna, com equipamentos de última geração e com um corpo clínico composto por cinco profissionais que atendem todas as áreas da odontologia. Em Ourilândia, a clínica Espaço Pó Sorriso, está localizada Avenida Independência, Nº940 no Centro.

 

Da Redação Fato Regional