O trabalho para a reflutuação do navio “Anna Karoline III” continuou nesta quinta-feira (2), com a retirada de cargas e o reposicionamento da embarcação para que a verticalização da embarcação ocorra de forma segura e eficaz. O naufrágio ocorreu há um mês no sul do estado do Amapá.
Segundo a Marinha informou, por meio da Capitania dos Portos do Amapá, não foi localizado nenhum corpo nesta quinta. A atuação dos mergulhadores na inspeção do navio ocorrerá somente após esta etapa.
A Marinha informou ainda que a operação obedece a todas as etapas do Plano de Reflutuação coordenado por órfãos oficiais e empresas envolvida, obedece todas as normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação.
Ao todo foram resgatadas 51 pessoas com vida, entre passageiros e tripulantes. As equipes retomam nesta sexta (3), as buscas por desaparecidos. A Marinha iniciará o processo de perícia da embarcação após a reflutuação e liberação pela empresa.
Cerca de 170 militares da Marinha estão sendo empregados na operação, com apoio do Navio Patrulha Guanabara, Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Xingu, Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Tocantins, Aviso Balizador Marco Zero, quatro lanchas orgânicas e aeronave.
Fonte: O Liberal