O Governo do Estado iniciou, a segunda-feira (15), a distribuição de mais “Kits Bora Estudar”, compostos de TV, notebook, microfones e antenas de internet da Starlink. Os equipamentos vão atender a 171 salas de aula, nas localidades rurais remotas de 23 municípios, onde haverá oferta do Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologia via Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep). Escolas de São Félix do Xingu e Cumaru do Norte, no Sul do Pará, estão entre as contempladas.
“Esse material está começando a sair para essas comunidades que nunca tiveram atendimento de Ensino Médio. A tecnologia existe para dar o suporte, sem substituir professores. Sempre teremos professor presencial em sala de aula e professor no estúdio, atuando juntos pela aprendizagem dos estudantes do Centro de Mídias”, disse Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará.
Os municípios contemplados com os 171 kits são: Afuá, Faro, Óbidos, Santarém, Belterra, Juruti, Mojuí Dos Campos, Curralinho, Muaná, Portel, Porto de Moz, Melgaço, Bagre, Oeiras do Pará, São Sebastião da Boa Vista, Cametá, Colares, Cachoeira Do Piriá, Cumaru do Norte, Itupiranga, Vitória do Xingu, São Félix do Xingu e Oriximiná.
A primeira etapa de instalação de antenas de internet já contemplou 650 unidades escolares prioritárias, de um total de 894 escolas. Na segunda etapa, 756 antenas serão instaladas nas demais escolas estaduais. O programa foi desenvolvido a partir de um diagnóstico sobre a conectividade de escolas, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), que pontuou a necessidade de avançar com relação à conectividade e internet nas escolas estaduais. O processo de compra dos equipamentos foi acompanhado pelas cortes.
O Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep) é responsável pela oferta da educação regular presencial mediada por tecnologia, que é uma alternativa para atender estudantes que vivem em regiões remotas do estado e garantir que ninguém fique para trás. Essa iniciativa será potencializada com os “Kits Bora Estudar”, passando a alcançar e beneficiar 314 localidades e 11,6 mil estudantes.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- PF e Ibama fecham 6 garimpos ilegais na Taboca, em São Félix do Xingu
- Festival Veraneio 2024, na praia do Pedral, em São Félix do Xingu, começa nesta quinta-feira (18); confira a programação completa
- VÍDEO: pastor de Tucuruí diz que crianças nascem autistas por ‘visita do diabo’ no ventre das mães
- São Félix do Xingu: homem é encontrado morto, em uma churrascaria, com corte na garganta
- Frota municipal da Prefeitura de Ourilândia do Norte recebe novas máquinas pesadas
- MPPA arquiva investigação sobre suposto acúmulo de cargos do prefeito de Redenção, Marcelo Borges