sábado, 4 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Esgota prazo para renegociar dívidas com a Caixa

Campanha Você no Azul oferece até 90% de descontos

Quem tem dívidas com a Caixa Econômica Federal (CEF) têm até o dia 31 deste mês para renegociar as contas atrasadas em um mutirão, na campanha Você no Azul, com descontos de até 90%, de acordo com a situação de cada contrato e a modalidade de crédito contratada com a instituição. O pagamento da dívida, no entanto, deve ser à vista.

Apenas na primeira semana de dezembro, sete instituições financeiras  participaram da campanha – Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Pan e Santander –, com horário  estendido para oferecer orientação financeira e negociar dívidas em atraso de seus clientes, com condições especiais. O mutirão é promovido pelo Banco Central (BC) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com o economista Nélio Bordalo, dívidas são as despesas que o consumidor assume com o compromisso de pagar depois, como compras parceladas em lojas e financiamentos de motos, carros e casas, e são normais no orçamento familiar, desde que ocupem até 30% da renda líquida. O problema é quando essa dívida ultrapassa esse percentual, o que indica descontrole financeiro, segundo ele.

Quando falta organização financeira, os consumidores têm duas alternativas, de acordo com o especialista: deixam de pagar as contas regulares, como água, energia elétrica, telefone e escola, para pagar as dívidas adquiridas; ou deixam de pagar essas dívidas e elas viram inadimplências. Nesses casos, os órgãos de proteção são acionados por meio das lojas e o nome do consumidor vai para no Serasa.

A principal consequência da inadimplência, de acordo com Bordalo, é a falta de acesso a créditos no mercado. “O consumidor terá restrição de crédito, ou seja, seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) ficará sujo e a pessoa não terá acesso a financiamentos e compras parceladas, por exemplo”, disse o economista. Ainda de acordo com ele, não pagar as dívidas em aberto pode gerar um superendividamento e descontrole financeiro. Para evitar isso, o economista indica sempre manter as dívidas irregulares até 30% do salário líquido.

Quem está nessa situação pode recorrer a várias formas de quitar as dívidas por meio da campanha Você no Azul. Há a negociação pelo site www.negociadividas.caixa.gov.br ou o contato pelo telefone 0800 726 8068, na opção 8. Além disso, o cliente pode buscar as redes sociais do banco ou procurar agências e pontos de atendimento da Caixa. O órgão ressalta que, para quem optar pela última forma de renegociação, é bom lembrar que o expediente no dia 30 será por meio período e no dia 31 não haverá atendimento ao público.


As dívidas adquiridas por meio de pessoas físicas podem ser renegociadas por meio de desconto em folha de pagamento, cartão de crédito, cartão de material de construção, empréstimo pessoal e outros. Com relação à casa própria, a Caixa também oferece condições para facilitar o pagamento das prestações em atraso, sendo que as regras variam de acordo com as características do contrato.

 

Fonte: O Liberal