domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Esquema de segurança e os itens proibidos na Esplanada na posse de Lula já estão definidos

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Um Protocolo de Operações Integradas (POI) foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) com órgãos federais e locais para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo, 1º de janeiro. O objetivo é manter a ordem e garantir a proteção da população, de edifícios públicos e das autoridades presentes no evento.

O esquema de segurança inclui o policiamento reforçado em toda a região pela Polícia Militar (PMDF). Unidades especializadas da corporação e da Polícia Civil (PCDF), como tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais, estarão de prontidão para dar apoio, caso seja necessário. Os prédios públicos contarão, ainda, com segurança própria.

A polícia também vai realizar revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e, eventualmente, em meio ao público. O acesso à Praça dos Três Poderes será controlado. A entrada para o local poderá ser feita até 12h30, ou até atingir o público de cerca de 30 mil pessoas, conforme avaliação das autoridades de segurança pública.

As ações de policiamento incluem reforço da segurança do Festival do Futuro, que integra a programação da posse. Os shows, a serem realizados nos quadrantes dois e três da Esplanada, terão início às 11h do domingo e previsão de término na madrugada do dia 2. Haverá reforço policial em estações de Metrô-DF, na Rodoviária do Plano Piloto e no Aeroporto Internacional de Brasília.

Está previsto, por exemplo, o fechamento da Esplanada e o apoio à segurança presidencial, que está sob a responsabilidade da Polícia Federal, atuação de equipes de atendimentos de emergência e reforço nos efetivos das delegacias próximas.

A região ainda será monitorada pelas forças de segurança do DF, por meio de imagens de câmeras e drones. As informações serão enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O local vai sediar o Gabinete de Gestão Estratégica, que reunirá, no dia da cerimônia, o alto-comando da segurança pública do DF e representantes de órgãos federais de segurança. Ainda existe, em âmbito federal, planejamento para a segurança do presidente, dos chefes de estados e outras autoridades.

Ainda será montada a Cidade da Segurança, na área do Museu Nacional. A estrutura dará apoio aos agentes durante a operação e funcionará como uma base das forças de segurança.

Além dos pontos de apoio para tropas especializadas, será instalado um posto de regulação médica, que funcionará de forma conjunta entre Samu e o Corpo de Bombeiros (CBMDF). Haverá, também, três pontos médicos. Ambulâncias de atendimento pré-hospitalar serão posicionadas ao longo da Esplanada.


Veja o que é proibido:

Armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros.
Barracas, tendas e similares, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio.
Utilização de drones na região da Esplanada, exceto aqueles das forças de segurança e autorizados pela equipe de transição.
Animais, exceto cães-guia.
Quem pretende levar lanche e água, a recomendação é de utilizar embalagens de plástico transparentes.

Com informações do Correio Braziliense