Estação Conhecimento Tucumã promove atividades para estudantes sobre perigos de queimadas e fumaça

Os estudantes criaram painéis mostrando os efeitos de queimadas na Serra dos Três Poderes, um dos cartões postais do município de Tucumã, que compõem uma exposição dos trabalhos que associam arte, educação e meio ambiente.
Todos os painéis foram elaborados em atividades de sensibilização com os estudantes atendidos pela Estação Conhecimento Tucumã (Foto: Divulgação / Vale)

A Estação Conhecimento Tucumã promoveu uma série de atividades para estudantes, ressaltando os perigos das queimadas ilegais e da fumaça para a saúde e para o meio ambiente. Como resultado da iniciativa, foi criada uma exposição composta por painéis que ilustram o antes e o depois de incêndios na Serra dos Três Poderes, um dos cartões postais do município, evidenciando a beleza natural da região e os danos causados pelo fogo.

Todos os painéis foram elaborados pelos estudantes atendidos pela Estação Conhecimento Tucumã, que é mantida pela Fundação Vale, com apoio da Vale e outros parceiros. A proposta era sensibilizar os alunos e visitantes da exposição sobre os impactos das queimadas clandestinas. A iniciativa também visa formar cidadãos conscientes e engajados na preservação ambiental, além de incentivar melhorias contínuas para o território onde vivem.

(Foto: Divulgação / Vale)

As atividades incluíram rodas de conversa, confecção de materiais, exibição de vídeos didáticos e outras ações lúdicas. Durante os encontros, os professores destacaram que as queimadas são uma prática recorrente no município, utilizadas como técnica agrícola para renovar e limpar a pastagem. No entanto, quando realizadas sem controle, podem se transformar em incêndios de grandes proporções, causando sérios impactos ambientais.

O que é a Estação Conhecimento Tucumã?

A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem desenvolver suas potencialidades e reafirmar seus direitos.

(Foto: Divulgação / Vale)

Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, além de parcerias com a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch. Atualmente, a instituição beneficia diretamente cerca de 800 pessoas.

(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais