Os Estados Unidos impuseram novas sanções ao Irã nesta sexta-feira, 10. O anúncio foi feito pelo secretário de Tesouro americano, Steven Mnuchin e seria uma retaliação pelo ataque feito contra bases americanas no Iraque.
O governo norte-americano também impôs novas sanções a Cuba com a proibição de voos fretados entre os EUA e a ilha. O intuito dessa nova restrição é tentar cortar a receita do regime cubano, que dá apoio à Venezuela.
No Irã, foram penalizadas oito autoridades, entre elas o secretário do Conselho de Segurança Nacional Supremo, Ali Shamkhani, e Gholamreza Soleimani, comandante da milícia voluntária Basij, da Guarda Revolucionária do Irã.
Além deles, sofreram sanções os “maiores produtores” de aço, ferro e cobre do país: segundo o comunicado, foram sancionados 17 produtores de metal e companhias mineradoras iranianas.
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que não há dúvida de que o Irã tinha intenção de matar americanos com os ataques por mísseis na terça-feira, 7. Segundo o governo americano, no entanto, não houve vítimas.
A ofensiva iraniana foi em retaliação ao ataque americano que matou o general Qassem Soleimani, o mais importante do Irã.
O secretário também afirmou que eles acreditam que o Boeing 737 da Ucrânia, que caiu em Teerã na quarta-feira, 8, foi atingido por um míssil iraniano.
Fonte: G1