sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Estudo alerta para o aumento de infectados por coronavírus na região do Marajó

Coordenado pela pesquisadora Ima Célia Guimarães Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, o estudo mostra que o número de pessoas contaminadas nos municípios aumentou muito no mês de maio
Entre os municípios mais atingidos, Breves é o que possui o maior número absoluto de casos confirmados de Covid-19 e de óbitos (Jader Paes/ Ag. Pará)

Um grupo de pesquisadores divulgou no último dia 04 de junho, uma nota técnica com o “Panorama da covid-19 nos municípios do Marajó, Pará”. Coordenado pela pesquisadora Ima Célia Guimarães Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, o estudo alerta para o elevado aumento do número de infectados nessa região no mês de maio.

Entre os municípios mais atingidos, Breves é o que possui o maior número absoluto de casos confirmados de covid-19 e de óbitos. Com população estimada de 102 mil habitantes em 2019, o município possui a taxa de 509 casos e de 60 mortes por 100 mil habitantes. Proporcionalmente, o pequeno município de Santa Cruz do Arari também se destacou, por registrar o equivalente a uma taxa de 563 infectados e 69 mortes por 100 mil habitantes.


“O afrouxamento do isolamento social no estado como um todo nos deixa preocupados. Os casos de contaminação estão aumentando e a base hospitalar e de saúde, em geral, é muito fraca para atender à população. O Hospital de Campanha de Soure ainda nem começou a ser construído. Então, a previsão é de aumento no número de casos. Sem atendimento adequado, o número de óbitos pode aumentar muito”, afirma Ima Vieira.

 

 

Fonte: Liberal