Fabricio Batista (Podemos) foi eleito prefeito de São Félix do Xingu. Ele vai administrar o município por 4 anos, junto com a vice Cacilda Levino (Podemos). Ele obteve 49,23% dos votos válidos do segundo maior colégio eleitoral do Sul do Pará e uma das mais estratégicas da Região de Integração do Araguaia. O resultado foi confirmado às 19h59, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já com 100% das urnas apuradas.
São Félix do Xingu tem 42,7 mil eleitores e Fabricio obteve 15.931 mil votos válidos. O atual prefeito, João Cleber (MDB), ficou em segundo lugar, com 43,41% dos votos (14.046 ao todo). Silvio do Terraço Hotel (PL) ficou em terceiro, com pouco 5,55% dos votos (1.796 votos). Helyo do Incra (PDT) ficou com 1,03% (332) e Zé Wilson (Avante) marcou 0,78%, o que representa 253 votos válidos.
Após a conclusão da apuração das urnas, cálculos de quociente partidário (QP) e média de votos, o TSE confirmou os nomes dos 15 vereadores eleitos para representarem o povo xinguense na Câmara Municipal de São Félix do Xingu. O novo parlamento xinguense tem o MDB como maior bancada, somando 5 cadeiras e 3 deles entre os 5 parlamentares mais votados: Adriana Torres (atual presidente da câmara), Josy do RH e Bibiano.
O Podemos, partido de Fabricio Batista — prefeito eleito de São Félix do Xingu — conseguiu 3 cadeiras. No quesito representatividade de ideologias e posicionamentos, a câmara será composta de parlamentares de centro, centro-direita e direta.
Confira os vereadores eleitos (ordem dos mais votados)
- Adriana Torres (MDB)
- Josy do RH (MDB)
- Mario da Saúde (Podemos)
- Bibiano (MDB)
- Antônio Belfort (PL)
- Irmão Valdir (Podemos)
- Gledson Kza Bella (MDB)
- Gersica do Ceará da Loto (Podemos)
- Thais Parente do Povo (União Brasil)
- Gonçalo (MDB)
- João Marcus da Saúde (PP)
- Renildo do Nereu (União Brasil)
- Toin Amaral (PP)
- Professor Robson (PP)
- Galego Bala (PL)
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Urna com defeito atrasa em 3 horas início da votação na escola Madre Teresa, em Ourilândia do Norte
- Indígena Kayapó e mais dois homens são detidos por suspeita de compra de votos em Ourilândia do Norte
- Operação da PF investiga esquema de compra de votos, em Parauapebas, envolvendo candidatos a prefeito e a vereadores; agentes apreendem R$ 25 mil
- Cacau de Tucumã mantém preço estável frente à desvalorização nacional, neste começo de outubro; veja as cotações
- Presidente do TSE convoca população para votar no domingo e pede tolerância: ‘Diferenças que nos enriquecem’
- Ventanias voltam a provocar estragos e falta de energia em Ourilândia, Redenção, São Félix do Xingu, Xinguara e Água Azul do Norte
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!