terça-feira, 7 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Falha do MEC em boletos impede alunos de prestar Enem

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma falha por parte do MEC na emissão de boletos para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) causou revolta e transtorno para os candidatos, que querem garantir uma vaga em universidades públicas ou privadas.

A situação começou após o estudante baiano Thiago Alencar, de 19 anos, ter tido o pagamento de seu boleto de inscrição recusado e ter postado o caso nas redes sociais. Em seguida, outros estudantes sinalizaram diversos problemas com o pagamento e a inscrição. O fato chamou a atenção da organização social Educafro, que recolheu cerca de 300 casos e, no dia 4 de agosto, entrou com uma representação no MPF (Ministério Público Federal).


O objetivo é fazer o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), reabrir o prazo para o pagamento da taxa de inscrição e garantir que os estudantes lesados possam fazer a prova, marcada para os dias 13 e 20 de novembro. Segundo o Inep, mais de 3,3 milhões de pessoas estão inscritas em todo o país.

Segundo a advogada da Educafro Evelyn Asses, se o MPF concluir que houve violação de direitos dos estudantes, a entidade também poderá entrar com uma Ação Civil Pública contra o MEC e o Inep. O MPF tem um prazo de 20 dias para retornar a manifestação, que pode ser prorrogado por mais 10 dias.

Com informações do Uol