Farmacêutica indiana pode fornecer vacina contra covid-19 para empresa brasileira Precisa Medicamentos

Prioridade será fornecimento ao setor público e a quantidade oficial ainda não foi divulgada
(Foto: Divulgação / Bharat Biotech)

A farmacêutica indiana Bharat Biotech vai fornecer a própria vacina contra covid-19, a Covaxin, à empresa brasileira Precisa Medicamentos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12). Tudo ainda está no campo das intenções. O laboratório indiano não divulgou quantidades oficiais e nem fez testes clínicos no Brasil. Muito menos, apresentou pedido de uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mesmo assim, isso dá mais uma opção ao Governo Federal e a estados e municípios.

Apesar de ser anunciada para uma empresa privada, a prioridade será o setor público. As reuniões para chegar a esse acordo anunciado vêm ocorrendo desde a semana passada e contaram com o embaixador do Brasil na Índia, André Aranha Corrêa do Lago. Foram feitas visitas presenciais nas instalações da Bharat Biotech e os representantes da Precisa Medicamentos avaliam que os níveis de qualidade são elevados.


No conceito da Bharat Biotech, o imunizante Covaxin é altamente purificado, a partir de vírus inativado, fabricado em uma plataforma Vero Cell, que tem capacidade de produção de 300 milhões de doses anuais. Em novembro, a vacina entrou na fase 3 de testes na Índia. A imunização é feita em duas doses. Cerca de 26.000 voluntários participam dos testes e a Precisa endossou que os resultados, ainda não divulgados oficialmente no Brasil, são muito satisfatórios e promissores.

(Da Redação Fato Regional)

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar
%d blogueiros gostam disto: