Fazenda em Itupiranga, no Pará, é ocupada por cerca de 70 famílias

Cerca de 70 famílias invadiram e ocuparam, desde o dia 10, uma fazenda em Itupiranga, no sudeste paraense. Francisco Garcia de Moura e Hilton Alves de Souza foram presos em flagrante portando armas de fogo, segundo informou a Delegacia de Conflitos Agrários (DECA).

Informações preliminares apontam que ocupantes da União Nacional Camponesa (UNC), estariam mantendo funcionários da fazenda em cárcere privado, porém, esta informação não foi confirmado pela Polícia Civil.

Em um dos veículos encontrados no local, foi apreendida uma arma de fogo em poder de Francisco, que foi autuado por porte ilegal de arma e invasão de propriedade privada. Ele pagou fiança e foi liberado. Hilton foi autuado em um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) também por invasão de propriedade privada e logo em seguida liberado. Ambos foram conduzidos à DECA para a tomada de medidas cabíveis. Atualmente, a fazenda permanece ocupada, porém as atividades continuam normalmente.

Policiais recolheram, ao todo, três armas de fogo mediante vistoria na área da ocupação. Ainda no sábado (12), uma outra arma de fogo foi apreendida pela Polícia.

Os serviços na fazenda foram retomados, como resultado de negociação entre as lideranças e autoridades públicas no local.


O Governo Federal considera a ocupação como uma ação de organização criminosa e que os invasores não serão beneficiados por programas da reforma agrária.

 

Da Redação Fato Regional, com informações de OLIBERAL.COM

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar