quinta-feira, 28 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Fazendeiros são denunciados por escravizar mais de 80 trabalhadores em Sapucaia

Denuncia foi realizada pelo MPF. Cada fazendeiro pode ser condenado a 30 anos de prisão.

Dois proprietários de uma fazenda em Sapucaia, sudeste do Pará, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por submeterem 85 trabalhadores a condições análogas a escravidão. De acordo com informações divulgadas pelo MPF nesta quinta-feira (19), cada fazendeiro pode ser condenado a 30 anos de prisão.

A denúncia se refere a um resgate realizado em fevereiro de 2000. De acordo com a equipe de fiscalização do MPF que esteve no local, os trabalhadores haviam sido aliciados com a promessa de trabalhar em troca de uma diária de R$ 10 a R$ 12, mas estavam trabalhando há meses sem receber nada. Além disso, os trabalhadores vivam em alojamentos precários e acumulavam dívidas.

Segundo o MPF, a fazenda pertencia a João Luiz Quagliato Neto e Antônio Jorge Vieira. O processo judicial que tratava do caso desapareceu ao ser declinado da Justiça Federal em Marabá (PA) para a Justiça Estadual em Xinguara (PA).

Em março de 2016, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pelos fatos que ocorreram na fazenda em 2000 e em anos anteriores – já havia flagrantes de trabalho degradante na Brasil Verde desde a década de 1980 – e pelo desaparecimento de um dos processos judiciais que deveria punir os responsáveis.

Fonte: G1 Pará