segunda-feira, 29 de abril de 2024

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Ferramenta de comunicação vai integrar todo o sistema de segurança pública no Pará até 2021

Nova tecnologia otimiza gestão de recursos, melhora o planejamento operacional e integra instituições e dados no âmbito nacional, agilizando atendimentos
Da polícia aos bombeiros, todos os sistemas de atendimento estarão em fase de integração. Até o final de 2021, todo o Pará estará conectado. (Foto: Elielson Modesto / Ascom Segup / Agência Pará)

A partir desta quinta-feira (10), o estado do Pará vai disponibilizar uma tecnologia que permite o gerenciamento dos registros feitos por meio de canais de atendimento ao cidadão e de ocorrências feitas por números emergenciais, como o 190, 191, 192, dentre outros. É a Central de Atendimento e Despacho (CAD), disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

O Sinesp CAD será o sistema de gestão de ocorrências de segurança pública de todo o estado do Pará. Será utilizado para a integração do atendimento das forças de segurança pública e outros órgãos, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e operacionais disponíveis. Com essa integração, a comunicação será ampliada, aproximando as instituições da população e atendendo com mais rapidez as ocorrências. Estarão integrados, por meio da nova ferramenta, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militares, o Samu, a Polícia Rodoviária Federal, as Guardas Municipais e demais órgãos de segurança.

A tecnologia oferece informações sobre equipes disponíveis para o atendimento nas ruas. E ainda, possibilita visualizações de incidentes em tempo real no mapa, sistemas de monitoramento de viaturas, autenticação de usuários e opção de acesso off-line. A implantação do Sinesp CAD será no Centro Integrado de Operações (Ciop) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em Belém. A sede é responsável por todos os atendimentos de ocorrência da região metropolitana. A ideia é que até o final de 2021, todo o Pará esteja conectado.

Quando todo o estado estiver conectado, o cidadão poderá acionar os órgãos de emergência por meio dos números 190, 193, 911 ou 112. A chamada será direcionada para a Central de Atendimento e Despacho local, mas caso a central esteja com ramais esgotados, automaticamente ela será transferida para os níveis acima de atendimento, situados nos Núcleos Integrados de Operações (Niop) e até mesmo à Central Integrada da capital (Ciop). Na prática, o cidadão será atendido muito mais rápido e contará com recursos integrados de todo o estado independentemente de onde esteja.

Inicialmente, estarão integradas, até o final de dezembro, o Ciop, Niop e Cads presentes na Região Metropolitana de Belém e a região do Guamá, que reúne as cidades de Bujaru, Castanhal, Colares, Concórdia do Pará, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Irituia, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Tomé-Açu e Vigia, além de Capanema, Salinópolis e Bragança.


Nesta fase inicial, foram capacitados mais de 100 servidores, entre atendentes e despachantes. A partir da próxima semana, o treinamento e a implantação continuam pelos outros Niop.

(Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública, com edição da Redação Fato Regional)