segunda-feira, 29 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Flurona: entenda o que acontece quando a gripe e o coronavírus atacam juntos

Crédito: Reprodução/OMS

O crescimento do número de casos de gripe nas últimas semanas fez surgir no Brasil a preocupação com a ocorrência de infecções duplas, do vírus influenza com o coronavírus. A junção dos dois recebeu o nome de “flurona”, que junta “flu”, que significa gripe em inglês, com “ona”, de coronavírus.

O paciente com “flurona” pode apresentar febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos, na garganta e em casos mais graves, podem sentir falta de ar e passar por uma internação.

Entretanto, especialistas afirmam, que não há motivos para pânico, pois não há evidências de que a coexistência dos dois vírus causará quadros mais graves, segundo explica a infectologista Ana Helena Germoglio.

“Até aqui não temos notícias de que os pacientes com coinfecções tenham evoluído para quadros mais graves. As pessoas vacinadas para covid-19 tendem a desenvolver sintomas leves, ou até mesmo, serem assintomáticas. No caso da gripe, a doença costuma ser uma ameaça apenas para pacientes mais vulneráveis, com problemas no sistema imunológico”, garante a especialista.

A médica esclarece ainda que é comum que pacientes apresentem mais de um vírus no corpo, sem que o quadro de sintomas seja potencializado por isso. Mas ressalta que a vacinação é uma estratégia de proteção para esses casos.

“Os sintomas da Covid e da influenza são praticamente os mesmos, a grande diferença é que a gripe costuma começar de forma aguda, intensa, com febre e dor no corpo”, explica.

Prevenção

Segundo especialistas, vacinar-se é a melhor forma de prevenção. As demais recomendações são as mesmas para a covid-19 ou para a gripe, que incluem uso de máscara de proteção facial, limpeza constante das mãos e evitar ambientes fechados e com aglomerações.

Tratamento

O tratamento para a “flurona” é indicado de acordo com os sintomas predominantes no paciente, por conta das diferenças entre as prescrições para covid e para a influenza, por isso é importante consultar o médico. Repouso e ingestão de líquidos são necessários em ambos os casos.

Sintomas  da Covid-19:

Febre ou calafrios;
Tosse;
Falta de ar ou dificuldade para respirar;
Fadiga;
Dores musculares;
Dor de cabeça;
Perda de sabor ou cheiro;
Dor de garganta;
Congestão ou nariz escorrendo;
Náusea ou vômito;
Diarreia.

Sintomas da Influenza:


Febre ou sensação de febre;
Tosse;
Dor de garganta;
Nariz escorrendo ou entupido;
Dores musculares ou corporais;
Dores de cabeça;
Fadiga;
Vômito e diarreia (mais comum em crianças);

 

Com informações Roma News