sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Forças Armadas despejam 8 mil litros de água em foco de incêndio em Altamira

A Operação Verde Brasil também realiza palestras em escolas em Tucuruí e Marabá.

A Operação Verde Brasil, do Comando Conjunto Norte, despejou cerca de oito mil litros de água em um foco de incêndio no município de Altamira, sudoeste do Pará, nesta quarta-feira (28).

De acordo com o Comando, o volume de água foi jogado em quatro lançamentos da aeronave da Marinha, UH-15 Super Cougar, pelo bambi bucket, um tipo de bolsa na parte externa da aeronave.

Na terça-feira (27), os militares do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, em Tucuruí, e o 52º Batalhão de Infantaria de Selva, em Marabá, realizaram palestras em escolas de nível de ensino fundamental e médio sobre gestão ambiental.

Segundo o Comando, as atividades são de orientação sobre a importância do meio ambiente.

O Exército Brasileiro iniciou nesta quarta-feira (28) o combate efetivo a focos de incêndios florestais nos municípios de Altamira, Marabá e áreas adjacentes. De acordo com o Exército, cerca de 100 militares estão sendo empregados na operação. O Exército vai atuar em áreas de preservação atingidas pelas queimadas.

Ainda segundo o Exército, a ação no estado faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), na última sexta-feira (23), com objetivo de controlar as queimadas na Amazônia.

Até a última terça-feira (27), militares do Exército realizaram o reconhecimento terrestre e fluvial em áreas atingidas por incêndios no Pará. A ação ocorre no eixo Belém – Marabá – Altamira, São Félix do Xingu, e Novo Progresso.

A Polícia Civil do Pará também mandou duas equipes investigarem a denúncia de que produtores rurais teriam se organizado para promover queimadas há duas semanas, em um evento batizado de Dia do Fogo. A Polícia Federal também apura o caso.

Fonte: G1 Pará