A formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) reuniu cerca de 1.800 pessoas na noite de sexta-feira (5), em São Félix do Xingu, sul do Pará.
Ao todo, 600 alunos concluíram o programa nesta edição, realizada no Centro de Convenções da Assembleia de Deus, em parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura.

A cerimônia contou com a presença dos instrutores da PM, o sargento Estumano e cabo Siqueira. Além do supervisor do programa, o major Júlio, comandante do 36º BPM, e do coordenador regional do Proerd, coronel Marcus Formigosa, comandante do CPR XIII.
Também participaram o prefeito Fabrício Batista (Pode), a secretária municipal de Educação, professora Jaqueline Rodrigues, além de diretores, professores e familiares dos formandos.

O Proerd, desenvolvido há dois anos no município, trabalha prevenção ao uso de drogas e violência, com atividades que estimulam autonomia, tomada de decisões e consciência cidadã.
Para o coronel Marcus Formigosa, o impacto do programa ultrapassa os limites da sala de aula.
“Os resultados mostram que os alunos compreendem os riscos do uso e abuso de drogas. O Proerd fortalece o vínculo da Polícia Militar com a comunidade e gera reflexos positivos a médio e longo prazo”, afirmou.
O comandante do 36º BPM, major Júlio, ressaltou a importância da prevenção.
“O mais importante sempre será prevenir. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto social que salva vidas ao conscientizar sobre os perigos tanto das drogas ilícitas quanto das lícitas”, destacou.

O prefeito Fabrício Batista também celebrou os avanços proporcionados pela iniciativa.
“O Proerd é um sucesso não apenas pela informação transmitida, mas pela capacidade de preparar nossos jovens para serem cidadãos mais responsáveis e atuantes”, disse.
Além da entrega dos certificados, alunos receberam medalhas, bicicletas e um tablet destinado ao estudante autor da melhor redação sobre os temas do programa.
O evento encerrou com a tradicional canção do Proerd, acompanhada pelo mascote Dare, e um coquetel oferecido ao público.
A ação é fruto da parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de promover cidadania, fortalecer valores e preservar vidas no município.
(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!











