A manhã desta quarta-feira (3) foi marcada pela formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada no Ginásio de Esportes da Escola Acy de Barros Pereira, em Xinguara, sul do Pará.
O evento reuniu mais de 600 estudantes, além de familiares, professores, autoridades e representantes da comunidade, celebrando o encerramento das atividades do programa em 2025 em Xinguara.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Osvaldinho Assunção (MDB); a primeira-dama Fátima; o presidente da Câmara de Vereadores, Dito do Cinema; e o secretário de Educação, professor Genival Fernandes. Além do coronel da PM Marcus Formigosa, comandante do CPR XIII, e o tenente-coronel da PM Aviz, comandante do 17º Batalhão.
Durante seu pronunciamento, o coronel Formigosa destacou a importância do Proerd para a formação cidadã e para a prevenção ao uso de drogas e à violência entre crianças e adolescentes.
Ele agradeceu aos instrutores, aos parceiros e, especialmente, aos alunos, reforçando que o certificado deve servir como lembrete do compromisso com a vida, a paz e as escolhas saudáveis.

O prefeito Osvaldinho parabenizou os formandos, agradeceu aos instrutores do Proerd e aos profissionais das escolas envolvidas, lembrando que há 13 anos, em seu primeiro mandato, implementou o programa no município em parceria com a Polícia Militar.

Já o comandante o tenete-coronel da PM Aviz, destacou o orgulho proporcionado pelos formandos às famílias, às escolas e à corporação.
Durante a cerimônia, os alunos receberam certificados, realizaram apresentações e homenagearam os instrutores da PM responsáveis pelas turmas: 3º sargentos Ferreira e Sena, cabos Ariosmar e Lucimar, e soldado Leonardo.
Um dos momentos mais aguardados foi a premiação dos estudantes vencedores do concurso de redação, representantes das escolas participantes, que demonstraram compreensão e reflexão sobre os temas trabalhados ao longo do programa.

O Proerd está presente no Estado do Pará há 22 anos e há 13 anos em Xinguara, tendo alcançado mais de 500 mil crianças e adolescentes.
Além da prevenção às drogas e à violência, o programa promove aproximação entre famílias, comunidade escolar e Polícia Militar, fortalecendo vínculos e incentivando escolhas seguras, responsáveis e saudáveis.
O clima no ginásio foi de celebração e reconhecimento ao esforço coletivo dos estudantes, das famílias, dos professores e da equipe do Proerd, que concluiu mais um ciclo de atividades no município.
(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII).










