Um grupo de garimpeiros do sul do Pará, interditam desde a tarde de domingo, 20, parte da BR-158, em protesto às ações do Ibama na região.
Veja o manifesto:
Os manifestantes são de Cumaru do Norte, Redenção, Pau D’Arco, Santa Maria, Casa de Tábua e reclamam do prejuízo causado pela queima de máquinas durante ações do Ibama na região e pedem apoio da Presidência da República, dos deputados federais e estaduais da bancada paraense e senadores para que algo seja feito e evitem a perda desses bens.
O senador da bancada paraense pelo PSC, Zequinha Marinho, defendeu a ação e mandou um recado aos envolvidos no protesto:
ENTENDA
No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro havia recebido uma comissão de garimpeiros em Brasília. Havia pessoas de Ourilândia do Norte e Tucumã, representados pela Federação Brasileira de Mineração. Ele prometeu que iria rever as normas
RELEMBRE O CASO RELATADO BO FATO REGIONAL:
Desde quarta-feira (16), a Redação do Fato Regional tenta contato com o Ibama para obter informações da operação. Porém, o órgão ainda não deu resposta. Até esta esta quarta, dizem os garimpeiros, pelo menos 11 máquinas haviam sido destruídas.
Da Redação Fato Regional