Gás do Povo: Belém entra na primeira fase; meta é alcançar 15 milhões de famílias até 2026

O Governo do Brasil iniciou recarga gratuita de botijão para 1 milhão de famílias nesta segunda (24).
Botijões de gás prontos para distribuição no âmbito do programa Gás do Povo, que garante recarga gratuita para famílias em situação de vulnerabilidade. (Foto: Marcello Casa/Ag. Brasil)

O Governo do Brasil deu início, nesta segunda-feira (24), à primeira fase do programa Gás do Povo. Nesta etapa, cerca de 1 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas em dez capitais brasileiras, entre elas Belém (PA), com a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg).

O programa espera alcançar mais de 15 milhões de famílias em todo o país até março de 2026, quando estará totalmente implementado, levando o gás de cozinha para mais de 50 milhões de brasileiros.

Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro, o programa tem como principal meta ampliar o acesso ao gás de cozinha no país, levando mais dignidade, saúde e segurança para a população.

Onde começa

Nesta etapa inicial, 997,5 mil famílias vão receber a recarga do gás de cozinha gratuitamente em dez capitais. Além de Belém (PA), serão atendidas as famílias de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

As primeiras famílias contempladas já fazem parte da ampliação proposta pelo programa, que vai triplicar o número de atendidos pelo atual Auxílio-Gás, graças ao aumento de recursos e ao ganho de eficiência no escalonamento do benefício.

As famílias que já recebem o Auxílio-Gás continuarão recebendo o benefício até o final deste ano. Em 2026, elas serão migradas para o Gás do Povo e passarão a receber diretamente a recarga do botijão.

Quem tem direito

Segundo a Caixa Econômica, responsável por operacionalizar o benefício, para essas cidades já foi realizada a distribuição dos vales-recarga, o cadastro das revendedoras participantes e a validação dos meios de acesso do usuário.

A retirada da recarga gratuita passa a ser feita diretamente nas revendas credenciadas, sem intermediação de pagamento em dinheiro.

O beneficiário poderá comprovar o direito ao Vale Gás por meio do cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código de validação enviado ao celular.

Desde o último dia 23 de outubro, a Caixa disponibiliza o sistema para adesão das revendedoras de gás. Podem participar, empresas cadastradas na ANP – Agência Nacional de Petróleo; estar em situação regular junto à Receita Federal; possuir conta corrente Pessoa Jurídica na Caixa; e utilizar a azulzinha como meio de pagamento.

Para receber o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário-mínimo e estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Terão prioridade aquelas que já recebem o Bolsa Família.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Secom/Governo Federal e Agência Brasil)

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

Leia mais