sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Gasto militar mundial aumenta, mesmo com crescimento da pandemia

As informações são do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri).
Crédito: Agência Brasil

De acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira, 26, o gasto militar continuou aumentando no mundo mesmo com o crescimento da pandemia e chegou a quase 2 trilhões de dólares em 2020. As informações são do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri).

Em 2020, o gasto militar foi de 1,98 trilhão de dólares no mundo, um aumento de 2,6% em um ano, enquanto o PIB mundial caiu 4,4%. Em 2019, esse gasto já havia alcançado o nível mais alto desde o fim da Guerra Fria.

Diego Lopes da Silva, um dos autores do relatório, declarou que essa evolução não era esperada. “Devido à pandemia, pensávamos que fosse diminuir, mas pode-se concluir que a covid-19 não teve um impacto significativo no gasto militar global, pelo menos em 2020.” O autor destacou que é cedo para tirar conclusões de longo prazo, pois os países podem precisar de tempo para “se adaptar ao impacto”.

Os dois países que mais gastaram foram Estados Unidos e China. O primeiro representa 39% do gasto militar mundial e o segundo, 13%. O gasto militar chinês aumenta de forma constante há 26 anos, junto com o crescimento da sua economia. Os Estados Unidos também aumentaram seu gasto pelo terceiro ano consecutivo em 2020, após sete anos de cortes na área.


No entanto, também há indícios de que a pandemia afetou alguns países. Chile e Coreia do Sul, por exemplo, preferiram destinar parte desse gasto planejado para atender à crise de saúde. “Outros países, como Brasil e Rússia, não declararam explicitamente que o realocaram devido à pandemia, mas gastaram consideravelmente menos do que seu orçamento original para 2020”, afirmou Lopes da Silva.

 

Com informações do UOL