sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

General Santos Cruz e presidente da Funai visitam Belo Monte a pedido de indígenas

Será verificado se as contrapartidas de Belo Monte estão sendo executadas.
Ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, visita Usina de Belo Monte a pedido de indígenas - Foto: Reprodução/Internet

O ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, e o presidente da Fundação do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, visitam nesta segunda-feira, 11, as obras de compensação aos indígenas da região do Médio Xingu realizadas pela Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte em Altamira. Nesta terça-feira, 12, a comitiva visita ainda a Coordenação Regional da Funai em Altamira.

A visita foi solicitada pelos indígenas, no último dia 8 de fevereiro, durante reunião no Palácio do Planalto para dialogar com o Governo Federal sobre as reivindicações que os levaram à manifestação na BR 230, sentido Altamira/Belém, no dia 17 de janeiro deste ano. O objetivo dos representantes do Governo Federal será verificar, in loco, a situação dos estudos de impacto ambiental da pavimentação da BR 230 e se as contrapartidas de Belo Monte estão sendo executadas. Além disso, o ministro e o presidente da Funai farão um reconhecimento aéreo na região da Usina Hidrelétrica (UHE) e da Volta Grande do Xingu. para averiguar denúncias de invasões em terras indígenas.

Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – Foto Marizilda Cruppe.

Leo Xipaya, um dos representantes indígenas responsáveis pela solicitação da visita, manifestou otimismo, após a reunião em Brasília, mês passado, com a agenda combinada com o governo. “Eu acredito que vai dar certo agora com a vinda deles aqui. A gente precisava escutar um pouco. Sabíamos que não sairia tudo concreto, mas só de termos conversado com eles já é uma vantagem grande. Esperamos que a Funai e todos eles tomem as providências para o que foi falado”, cobrou.

Invasões de terras indígenas e a extração de madeira, segundo o general Santos Cruz, serão tratadas com rigidez, caso sejam identificadas. “É caso de polícia, vamos fazer contato com o governo do Estado do Pará, com o Ibama e vamos contatar o Ministério da Defesa também, se houver precisão. Vamos usar de repressão, aplicação da lei”, confirmou o ministro, também na reunião.

Nabhan Garcia, secretário de Assuntos Fundiários do MAPA, reconheceu, na oportunidade, a contribuição dos indígenas ao Brasil por protegerem os recursos naturais nas terras que ocupam. “Nós temos mais é que agradecer a vocês por estarem preservando a floresta.Vocês citaram a questão de deficiência que não chega dinheiro, não chega assistência técnica a vocês e nós temos a obrigação de viabilizar para fazer chegar”, declarou.


Participam da agenda em Altamira, o prefeito do município, Domingos Juvenil; representantes do Ministério de Minas e Energia, IBAMA e ANA; o presidente da empresa Norte Energia; e lideranças indígenas da região.

 

 

 

Fonte: ConexãoAMZ