O primeiro grande mutirão de limpeza de 2025 em Xinguara, no Sul do Pará, começou. As ações foram iniciadas nesta segunda-feira (13), no setor Marajoara II. Além da coleta de lixo, remoção de resíduos vegetais e higienização de terrenos baldios, as equipes da prefeitura, na gestão do prefeito Osvaldinho Assunção (MDB), estão fazendo o combate e prevenção ativas ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. O trabalho será em todo o município.
Veja o vídeo do início do Mutirão de Limpeza de Xinguara:
Osvaldinho, no lançamento do mutirão de limpeza, agradeceu a contribuição de empresários com máquinas e caminhões. “Além da limpeza, esta ação vai aproveitar e fazer um trabalho conjunto com as secretarias de Obras, Saúde, Meio Ambiente e Agricultura para o combate ao mosquito da dengue, que está voltando em todo o Brasil. Não podemos deixar que atinja Xinguara como em 2016. Vamos todos trabalhar porque a nossa cidade não pode parar”, declarou.
“Estamos iniciando no Marajoara II e vamos promover a limpeza de todos os bairros, lotes baldios e nossos agentes vão reforçar esse combate ao mosquito Aedes, envolvendo todos as nossas equipes das secretarias envolvidas no mutirão e também os nossos agentes comunitários de saúde na linha de frente. Demos o pontapé inicial para manter Xinguara limpa e acolhedora e garantir mais saúde e qualidade de vida para todos”, disse a secretária de Saúde, Janaína Pereira.
Durante as ações do Mutirão de Limpeza, que deve durar pelo menos 5 dias, a Prefeitura de Xinguara informa que conta com o apoio de todo a população, descartando corretamente os resíduos nos locais e horários corretos. Também é importante o combate e prevenção ativa ao mosquito vetor da dengue, já que o Brasil vive uma nova onda de casos com o tempo chuvoso e trazendo de volta o sorotipo 3, que há muitos anos não era registrado no país.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Notas do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
- Parauapebas já teve 3 tremores de terra em 2025; Sul e Sudeste do Pará tiveram 9 ocorrências em 2024
- Polícia Civil investiga assassinato de trabalhador rural na Taboca, em São Félix do Xingu
- Prazo para Declaração Anual do Simples Nacional dos MEIs encerra no dia 31 de maio
- Suspeito de tentativa de latrocínio em Goiânia é preso em Redenção e apresenta identidade falsa
- ‘Golpe do Alvará’ se espalha por São Félix do Xingu e prefeitura faz alerta a empresários
- Entenda as novas regras da Receita Federal sobre monitoramento de Pix acima de R$ 5 mil, que não criou impostos
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!