Municípios das regiões de integração do Araguaia e Carajás recebem a primeira edição do Encontro com Gestores Públicos e Parlamentares (EGPP).
O evento objetiva apresentar os melhores caminhos para a captação de recursos oriundos de emendas parlamentares e da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) para incentivar iniciativas voltadas ao fomento da leitura no Pará.
Os encontros serão realizados nas cidades de Redenção, sul, e Marabá, sudeste do Pará, dias 21 e 23 de maio, respectivamente.
Em Redenção, a reunião ocorrerá na sede da secretaria municipal de Educação. Em Marabá, o evento será realizado na Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Além de gestores públicos e parlamentares, coordenadores de bibliotecas públicas e técnicos, que atuam nas secretarias de cultura e educação, podem participar.
Interessados devem preencher formulário eletrônico disponível no site da Fundação Cultural do Pará. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (91) 3284-9084.

“O objetivo do encontro é estimular ações que resultem no fortalecimento, construção ou reabertura de bibliotecas públicas, gerando impacto real e positivo na formação de leitores e na educação de nosso Estado. Por esta razão convidamos o Ministério da Cultura a construir conosco este evento e a orientar os interessados na captação de recursos, por meio de uma oficina sobre projetos de emendas parlamentares”, detalha o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.
Representante do Minc, a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Brasil, Marina de Lima Rabelo, explica que este tipo de iniciativa estimula a melhorar o diálogo entre os diferentes níveis de governo.
“Precisamos do diálogo mútuo e aprender com as práticas e dinâmicas do Estado e, ao mesmo tempo, fazer chegar a informação do nível federal em todos os municípios e territórios paraenses”, detalha. É ela quem ministrará a oficina “Projetos de Emendas Parlamentares Para Bibliotecas Públicas” durante o EGPP em Redenção e Marabá.
“Nossa expectativa é sensibilizar os gestores culturais do Pará e entender os desafios dessa extensa geografia, encontrar caminhos conjuntamente e desenvolver estratégias para o fortalecimento do estado no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e no Programa Nacional de Incentivo à Leitura”, concluiu Marina Rabelo.
Serviço:
Encontro com Gestores Públicos e Parlamentares (EGPP) – Araguaia
Dia: 21 de maio de 2025
Hora: 9h
Local: Redenção. Parque Natural Municipal de Redenção – Rua Dinaldo Rui Arantes – Park dos Buritis
Acesse aqui o formulário de inscrição
Encontro com Gestores Públicos e Parlamentares (EGPP) – Carajás
Dia: 23 de maio de 2025
Hora: 9h
Local: Marabá. Auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Av. Hiléia S/N – Amapá, Marabá
Acesse aqui o formulário de inscrição

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!